Logo Nossa Ciência

Divulgação científica é o nosso negócio.

Terça, 27 de Junho de 2017

Saúde Sexta, 2 de Junho de 2017

Natal reforça ação de combate às doenças de veiculação hídrica

Chegada do período de chuvas faz unidades de saúde reforçarem estoque e distribuição de hipoclorito de sódio à população 

A água, elemento tão necessário à vida também pode ser um veículo de transmissão de doenças. Cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite, leptospirose são algumas enfermidades que estão associadas à água. Com o início do período de chuvas no nordeste ações preventivas começam a ser realizadas, entre elas o aumento da distribuição de hipoclorito de sódio pelas unidades de saúde. A substância é usada para tornar a água potável e higienizar os alimentos que são consumidos in natura.

Em Natal (RN), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está reforçando o abastecimento do estoque de hipoclorito de sódio entre os usuários da rede municipal de assistência à saúde. De acordo com a chefe do Núcleo de Educação em Saúde Ambiental, Solange Almeida, nesse período de chuvas vem a preocupação com a possibilidade de aumento dos casos de doenças transmitidas por água contaminada, como as diarreias, por exemplo. “O Departamento de Vigilância em Saúde recebeu dez mil frascos para serem distribuídos até o mês de julho. No entanto, por causa do início do período de chuvas já foram entregues somente no mês de maio cerca de quatro mil”, explicou.

Distribuição gratuita

Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5% são entregues gratuitamente nas unidades de saúde e em ações de promoção à saúde desenvolvidas pela SMS em toda a cidade. Junto com os frascos, as pessoas também recebem orientações detalhadas sobre como utilizar o desinfetante de forma prática e segura.

A distribuição é desenvolvida pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt) e do programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), dentro da “Campanha de Prevenção às Doenças de Veiculação Hídrica”, iniciada em janeiro de 2016.

Redação, com informações SMS

Voltar página

Deixe seu comentário