A docência na era digital Educação

quarta-feira, 23 maio 2018

Professores do Instituto UFC Virtual lançam o livro digital que sugere a integração entre metodologias e didáticas do ensino e usos das tecnologias contemporâneas

Como novas ferramentas e tecnologias podem ser usadas por docentes de hoje na prática de sua profissão? Essa é a proposta do livro digital Tecnodocência, que sugere a integração entre metodologias e didáticas do ensino e usos das tecnologias contemporâneas. Os autores são doutores em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professores do Instituto UFC Virtual, Robson Carlos Loureiro e Luciana de Lima. Eles têm se dedicado ao estudo da formação de professores para a integração entre docência e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) com propostas fundamentadas na reflexão filosófica, no construcionismo, na aprendizagem significativa e na interdisciplinaridade.

“Um novo conceito sobre docência”, resume Loureiro, que acredita que a integração almejada parte do princípio de que a tecnologia pode influenciar transformações na docência, no sentido de fazer com que os professores criem formas de ensinar a partir do uso e desenvolvimento das TDICs.

Para a professora Luciana, a publicação defende a ideia de que a tecnodocência possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo sobre a prática docente. “Essa interação estabelece a possibilidade de haver transformações nas tecnologias a partir das necessidades da docência, com criação e desenvolvimento de novas estruturas digitais, que ajudem no estabelecimento da ação do professor em sua prática pedagógica”, ressalta.

Versão impressa

O livro é composto por sete capítulos e foi idealizado para um público de alunos que estão em formação para serem professores (licenciandos ou bacharelandos) que se interessam por docência, além de professores de nível básico e superior de instituições públicas e particulares de ensino.

A publicação já se encontra disponível na plataforma Amazon em duas versões: a versão e-book custa três dólares e a versão cópia impressa custa 8 dólares. O autores revelam que há planos de lançar o livro impresso. “Há intenção sim de lançar na versão impressa. Estamos em negociação com algumas editoras que se interessaram pela proposta do livro”, conta Loureiro.

Plataforma Amazon

Edna Ferreira e Mônica Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital