Aplicativo gera eficiência hospitalar e melhora atendimento Saúde

quinta-feira, 17 maio 2018
Foto: Ascom UFC

Estudo foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará

Pesquisa coordenada pelo professor Hermano Rocha (foto), do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, intitulado “Bed management team with Kanban web-based application” (Equipe de gerenciamento de leitos com aplicativo baseado em rede Kanban) desenvolveu melhorias de processo hospitalar com o uso do aplicativo Kanban, que permite que ações necessárias para o melhor fluxo e atendimento do paciente internado sejam realizadas em tempo real.

O acompanhamento possibilita que não haja atraso nas ações de que o paciente precisa, garantindo relevante ganho na eficiência hospitalar. Assim, conseguem-se diversos resultados, dentre eles, a redução do tempo médio de permanência hospitalar e a economia de recursos financeiros.

Modelos

O estudo, realizado em um hospital particular de Fortaleza, teve um tipo de abordagem conhecido como modelos regressivos lineares aplicados a séries temporais, uma nova técnica de análise que permite a comparação adequada em estudos de tipo antes e depois. A abordagem é adotada em pesquisas ainda em poucos centros do mundo.

Além da UFC, a equipe é formada por pesquisadores do Centro Universitário Unichristus. O estudo gerou um artigo no International Journal for Quality in Health Care, periódico da The International Society for Quality in Health Care (ISQUA) editado pela Oxford Academic. A publicação tem fator de impacto maior que 2 e é considerada um dos principais veículos internacionais da área.

O artigo está disponível em inglês para assinantes no site da ISQUA.

 

Redação com informações da Ascom UFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital