Atividades marcam o Dia Internacional da Mulher Geral

quarta-feira, 7 março 2018
Imagem: Divulgação/IFPE

Mesas-redondas, oficinas e rodas de conversa são algumas das atividades programadas em diversas instituições para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Em referência ao Dia Internacional da Mulher, serão promovidas nesta quinta (8), diversas atividades abordando questões de gênero nas instituições de ensino. Estão programadas palestras, oficinas, exposições e debate, unindo iniciativas de coletivos, estudantes, professores e das próprias universidades.

Diálogos e defesa

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), a equipe da revista Dizer, projeto de extensão da Faculdade de Direito, promoverá mesa-redonda seguida de debate com o tema “Conscientização, proteção e assistência: diálogos sobre a cooperação do Judiciário para defesa dos direitos da mulher”. O evento, aberto ao público, ocorre às 19h do dia 8, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra. Às 11h30, no anfiteatro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, será realizada uma de oficina de defesa pessoal (turma 1). As atividades prosseguem à tarde, a partir das 13h30min, com outra oficina de defesa pessoal (turma 2).

UFBA

A Editora da Universidade Federal da Bahia fomenta as produções acadêmicas realizadas por pesquisadores acadêmicos que tratam de questões de gênero e sua influência social e política. A Edufba preparou uma seleção de livros na área e oferece desconto de 30% até o dia 08.

Mês da mulher no IFPE e UFCG

Já no IFPE, durante todo o mês de março, haverá uma programação especial. A cada semana, um tema diferente será abordado com o objetivo de mobilizar as pessoas para questões como desigualdade de oportunidades, luta por direitos, violência e representação das mulheres na sociedade. Nesta quinta, a partir das 14h haverá uma mesa de abertura com o tema “Volta às aulas sem machismo”. No dia 14, duas palestras abordam, no auditório do Campus Recife, o tema “Violências contra as mulheres”. Às 9h, a Juíza Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Cristina Mota, falará sobre Feminicídio. Já às 14h, Amanda Clark, do Centro de Referência Clarice Lispector, discutirá a Lei Maria da Penha.

Em 22 de março, às 14h será promovido o debate “Lugar de mulher é onde ela quiser”, Fechando o mês, no dia 28 de março, a programação destacará a “Sororidade e as Mulheres nas Artes”, das 14h às 16h, no miniauditório do Campus Recife.

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg) realizará as “Quintas Feministas” durante todo o mês. Até o dia 15 de março, será possível participar de atividades como mesas-redondas, debates, apresentações culturais e exibições de filmes. No dia 8, haverá, ainda, a IX Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, em direção ao município paraibano de São Sebastião de Lagoa de Roça, distante 15 km de Campina Grande.

Saúde da mulher negra na Ufal

A coordenação do mestrado profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina (MPES/Famed) organiza uma roda de conversa intitulada Saúde da Mulher Negra e interdisciplinaridades. O evento será na quinta-feira (8), às 8h, no auditório da Famed.

De acordo com os organizadores que fazem parte das disciplinas da graduação Saúde da população negra e Práticas na saúde, serão abordados temas como o racismo institucional e a discriminação que ainda existe em relação à mulher negra nos espaços de trabalho e os reflexos dessas condutas na saúde da mulher.

Elas na Tecnologia

O  projeto de extensão “Mulheres na TI” vai promover uma Roda de Conversa no dia 8 de março, às 13h, no prédio principal do Instituto Metrópole Digital/UFRN, coordenada pela professora Mônica Magalhães Pereira (DIMAp). Em seguida serão realizados mais dois eventos no dia 9 de março, a partir das 14h, na sala A402 do CIVT: a palestra “Level UP – Desvendando o Universo Game”; e a oficina “Game Designer – Construindo Mundos”. Todas as mulheres do Instituto Metrópole Digital e interessadas no tema estão convidadas a participar dos três eventos. Para os eventos do dia 9 há um limite de 40 pessoas a ser preenchido por ordem de chegada.

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital