Brasil na elite da Matemática Geral

sexta-feira, 26 janeiro 2018

Brasil é promovido a grupo de dez países mais importantes da pesquisa em Matemática, anúncio foi feito nesta quinta (25)

A União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) aprovou a entrada do Brasil no Grupo 5, que reúne as nações mais desenvolvidas em pesquisa matemática. O anúncio foi feito nesta quinta (25) na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.

A candidatura do Brasil para fazer parte do topo do ranking foi apresentada no ano passado pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) ao organismo que congrega as sociedades matemáticas de países de todo o mundo. Atualmente, 76 nações são membros da IMU, criada em 1920 para promover a cooperação internacional em matemática.

A mudança de classificação dos países é decidida pela IMU após recomendação do comitê executivo. São analisadas informações como a quantidade e a qualidade de programas de pós-graduação e sua distribuição territorial, o total de publicações científicas divulgadas em periódicos importantes e os nomes de destaque na área.

Segundo o Impa, em 2006, após ter ingressado no Grupo 4, as publicações científicas do Brasil em matemática representavam 1,53% da produção matemática mundial (1.043 papers). Uma década depois, a produção chegou a 2,35% (2.076 papers).

A promoção do Brasil ao Grupo 5 representa um reconhecimento da qualidade da pesquisa matemática feita aqui. O país é o único do hemisfério sul a participar do grupo.

Os países são divididos em cinco categorias por ordem de excelência na lista criada pela União Matemática Internacional. O Brasil aderiu à IMU em 1954, tornando-se parte do Grupo 1; em 1978, ascendeu ao Grupo 2; em 1981, Grupo 3; 2005, Grupo 4. Agora, em 2018, o país passa a integrar o Grupo 5 junto a Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

 

 

 

Redação com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital