Colaboração para a economia do mar e gestão sustentável dos recursos marinhos Educação

terça-feira, 13 março 2018
Foto: Natália Roos

Pós do Labomar/UFC colabora para consolidação de doutorado da Universidade de Cabo Verde

Neste semestre, terá início uma colaboração brasileira que visa consolidar o curso de Doutorado em Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos da Universidade de Cabo Verde (UniCV), país formado por arquipélagos na costa africana.

A colaboração será do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará. A UFC já mantém convênio com a Universidade de Cabo Verde, com destaque em parcerias voltadas para questões ambientais, através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC.

Agora, o apoio do PPGCMT ao doutorado da UniCV se dá por meio da oferta de disciplinas (com o uso de tecnologias de educação a distância – EaD) nas áreas de estatística e desenho experimental, avaliação de impactos no meio ambiente (ecotoxicologia), nutrição de organismos aquáticos e análise de doenças em organismos cultivados, informa o professor Marcelo de Oliveira Soares, coordenador do Programa da UFC.

Recursos Marinhos

O doutorado da UniCV visa capacitar profissionais em temas ligados à economia do mar e à gestão sustentável dos recursos marinhos, como pesca, aquicultura, poluição e impactos ambientais nas ilhas oceânicas. Além do programa de pós-graduação do Labomar, a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade de Vigo (Espanha) têm atuado para auxiliar na consolidação e formação dos recursos humanos no país africano.

O mestre ou doutor em Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos da Universidade de Cabo Verde pode desempenhar suas funções em instituições privadas ou públicas, ligadas à investigação do meio ambiente, da pesca e da aquicultura (cultivo de organismos aquáticos).

“A temática é bastante relevante para o país africano por ser um arquipélago formado por ilhas oceânicas, onde os temas ligados ao turismo, pesca, gestão costeira, inovação biotecnológica, aquicultura e valorização de produtos com origem em recursos marinhos vivos é importante para seu desenvolvimento sustentável”, diz o professor Marcelo.

EaD

Ao todo oito docentes do PPGCMT estão envolvidos nas atividades de ensino e orientação de discentes do país africano em 2018. Além das disciplinas ministradas  na modalidade EaD, os professores têm atuado, por videoconferência, na orientação de trabalhos de pesquisa e na elaboração de projetos em conjunto para investigar temáticas ligadas ao oceano Atlântico e seus recursos.

“Nossa colaboração iniciou com a visita da reitora Judite Medina do Nascimento e da pró-reitora de Pesquisa da UniCV, Sônia Silva, ao Centro de Estudos de Organismos Aquáticos (CEAC) do Labomar, em novembro do ano passado, quando pudemos vislumbrar a possibilidade de cooperação internacional e solidariedade com um país que possui relações históricas, culturais e científicas com o Brasil e a UFC”, comenta o coordenador.

Redação, com informações da Ascom UFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital