Coleta de sangue para pesquisa sobre câncer de mama na UFRN

terça-feira, 3 outubro 2017

Ação ocorrerá nas segundas-feiras do mês de outubro

O projeto de pesquisa intitulado “Programa de rastreamento organizado do câncer da mama no Estado do Rio Grande do Norte utilizando a bioespectroscopia e técnicas multivariadas de classificação”, convidou toda a comunidade feminina (discentes, docentes, funcionárias, gestoras) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para participar do projeto.

O trabalho que é coordenado pelo professor Kássio M. G Lima, do Instituto de Química da UFRN, estará recebendo, voluntariamente, doações de sangue (apenas 3 ml) desse público feminino durante o Outubro Rosa. O local da coleta será em frente ao auditório da reitoria da UFRN nas segundas-feiras (02, 09, 16, 23 e 30) do mês de outubro, das 14 até às 17:30 hs.

Mulheres sem diagnóstico prévio ou atual de câncer de mama acima de 18 anos de idade com ou sem histórico familiar estão sendo o alvo da presente coleta de sangue. “Elas ajudarão a pesquisa na busca de um método de rastreamento apenas utilizando o plasma sanguíneo. Todas as mulheres recebem um termo de consentimento informado pelo projeto durante a doação do sangue”, esclarece o coordenador.

Esta doação voluntariada foi amplamente divulgada na UFRN com o objetivo de alcançar o maior número de doadoras.

Mais informações no site da UFRN.

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital