Comemorações do Dia Mundial da Água Geral

quarta-feira, 21 março 2018
Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará. (Foto: Ascom/UFC)

Universidades do Ceará e de Alagoas promovem nesta quinta (22) programação diversificada em comemoração ao Dia Mundial da Água

Atualizado em 22/03/2018, às 9h.

A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, vinculada à Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) da Universidade Federal do Ceará, promove programação nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Às 9h, terá início uma trilha na chamada matinha do Pici, com encontro em frente à Casa Verde (atrás do bloco 940, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química). Na sequência, os participantes farão a limpeza simbólica do açude Santo Anastácio. Após lanche, haverá distribuição de mudas, trocadas por lixo reciclável, às 10h20min.

A programação continua às 10h30min, com palestra da Profª Helena Becker (UFC) sobre a importância das águas urbanas, seguida de reunião geral do Observatório Ambiental do Pici (OAP). Os locais da palestra e da reunião serão divulgados em breve na página do OAP no Facebook.

O evento tem o apoio do OAP, do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Ambiental da UFC e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Alagoas

Outro evento em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas promove exposição com 32 banners que tratam da temática. O evento acontece das 9h às 17h e é aberto às escolas e ao público em geral.

Com a exposição, pretende-se promover a educação das pessoas para preservação e o uso sustentável da água, como forma de garantir a vida dos seres vivos.

De acordo com o material produzido pela Usina Ciência, há dados alarmantes sobre o mau uso da água e sua conservação. Apesar de 75% da superfície da Terra ser coberta por água, apenas 2,5% é doce, e somente 30% desta água doce está disponível para consumo. No entanto, devido a consequências da poluição, a água disponível para consumo humano cai para cerca de um 1%.

Além exposição, o vice-coordenador da Usina Ciência, Reinaldo Rodrigues, vai abordar o tema do Dia Mundial da Água em palestra realizada no Parque Municipal, às 9h.

com informações da Ascom/UFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital