Documentário Caatingas em Risco será lançado na Paraíba

quarta-feira, 17 maio 2017

Vídeo é resultado de pesquisa que revela os problemas no único bioma exclusivamente brasileiro

Um vídeo fruto de três anos de pesquisa e que mostra diversos problemas que estão colocando em risco o único bioma encontrado exclusivamente no Brasil – a Caatinga. Esse é o principal alerta revelado no documentário Caatingas em Risco 2017, que será lançado no dia 29 de maio, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Gostaríamos de mostrar através deste documentário o abandono em que se encontram essas unidades, o desgaste que os gestores estão a passar para manter a conservação e os conflitos gerados pela agroindústria de exportação, mineração e exploração madeireira, em terras que deveriam estar protegidas. Espécies que estão ameaçadas de extinção e são endêmicas de determinados locais, como na Chapada Diamantina, na Bahia, em cidades do Piauí, no Vale do Catimbau, em Pernambuco, e no Monumento Natural do São Francisco, entre Alagoas e Sergipe”, ressalta Debora Moura.

Durante a pesquisa – realizada de 2013 a 2016 – as professoras Debora Coelho Moura e Janaína Barbosa da Silva, da Unidade Acadêmica de Geografia registraram desmatamento, ocupação irregular de terras, falta de estrutura e de demarcação, entre outros problemas, que ameaçam a Caatinga.

O projeto Mapeamento e Análise espectro-temporal das unidades de conservação de proteção integral da administração federal no bioma Caatinga percorreu mais de 22 mil quilômetros nas 14 unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e entrevistou os chefes da unidades, funcionários, moradores da região e professores que realizam estudos nessas áreas. O vídeo foi realizado em parceria com Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), de Pernambuco.

Leia mais:

Atlas das Caatingas mostra problemas em áreas de proteção ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital