Empresa júnior do Ceará vence prêmio Água Innovation Inovação

terça-feira, 4 julho 2017

O projeto vencedor foi um aplicativo para gerenciamento de fazendas de camarão

Um projeto de monitoramento de qualidade de água da aquicultura por sondas automatizadas, que enviam os dados para o aparelho celular do produtor, facilitando a tomada de decisões e o gerenciamento da fazenda. Esse foi o trabalho apresentado pela empresa júnior cearense Farm Technology (Farmtech) que ganhou o primeiro lugar no Seminário Água Innovation, na categoria Tecnologias para a Aquicultura, na qual concorreram quatro projetos.

Um dos diferenciais da empresa júnior, que aposta em soluções para demandas reais dos produtores, é o aplicativo Aquimetro, que oferece de forma gratuita mecanismos para auxiliar no gerenciamento de fazendas de camarão. A plataforma disponibiliza ainda interpretação de resultados e dicas de cultivo. Segundo a Farmtech, atualmente o aplicativo está sendo utilizado por aproximadamente 500 produtores de camarão. A equipe da Farmtech é formada pelos estudantes José de Souza Júnior e Hudson Damasceno, do mestrado em Engenharia de Pesca, e Lucas Borges, da graduação em Engenharia de Pesca.

O diretor-executivo da empresa, José de Souza Júnior, explica que, diferentemente do que se imagina, a aquicultura utiliza 11 vezes menos água para produzir 1 quilo de carne do que a produção bovina tradicional consome para produzir a mesma quantidade. Por isso, segundo ele, a aquicultura terá papel fundamental nos próximos anos, uma vez que é capaz de produzir proteína animal de alta qualidade com baixo consumo de água.

Inovação com baixo custo

“Esperamos, nos próximos três anos, implementar produtos que irão atuar no processo que vai desde o gerenciamento da fazenda à venda. Nosso objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que acreditamos: inovação não precisa ser cara”, frisa Souza Júnior.

Atualmente a Farmtech desenvolve atividades somente no território nacional, mas, segundo os gestores, já está se ajustando para iniciar sua atuação internacional. A empresa está em processo de incubação no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Os estudantes que integram o projeto receberam mentoria do Centro de Empreendedorismo (Cemp) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e contaram com o apoio dos professores Oscar Pacheco, Alessandra Cristina e Reynaldo Marinho, do Curso de Engenharia de Pesca. Mais informações estão no site da Farmtech.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital