IBGE lança plataforma com dados de uso da terra no Brasil Geral

quinta-feira, 21 dezembro 2017

Portal traz dados sobre uso da terra em cada quilômetro quadrado do país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançou uma plataforma digital com informações sobre cada um dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados (km2) do território brasileiro. A nova ferramenta é alimentada com os dados do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil e permite acompanhar as mudanças da cobertura vegetal, ocupação do território e atividades agropecuárias em todos os estados entre os anos 2000 e 2014.

As mudanças são especializadas e quantificadas a cada dois anos, gerando um acervo com todas as mudanças nas formas de ocupação do país, através de um acompanhamento sistemático, contínuo e amplo da cobertura e uso da terra em todo território nacional. Os dados obtidos do monitoramento bienal são feitos por satélites, levantamento de campo e outras fontes para cartografar tais transformações.

Dentre as vantagens da ferramenta, está a facilidade de uso que não requer softwares especializados ou conhecimento específico. Ao acessar o portal, o usuário pode escolher o estado que deseja saber mais detalhes e navegar da maneira intuitiva, podendo também baixar os arquivos para consultar  quando estiver desconectado.

Redação com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital