IDEMA realiza oficina sobre áreas costeiras e marinhas prioritárias Meio Ambiente

sexta-feira, 23 março 2018
Foto: Divulgação/Idema

A oficina tem o objetivo agregar diferentes agentes que atuam na Zona Costeira e Marinha do Estado do Rio Grande do Norte

Acontece entre os dias 22 e 23 de março, a 1ª Oficina de Atualização das Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade da Zona Costeira e Marinha do Rio Grande do Norte. A oficina tem como principal objetivo agregar diferentes agentes que atuam na Zona Costeira e Marinha do Estado com o intuito de nivelar conhecimentos para um entendimento em conjunto sobre as áreas prioritárias para a conservação no RN.

A atividade é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, através do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC). Dentre os temas apresentados, está o histórico geral das reuniões sobre áreas prioritárias costeiras e marinhas ao longo dos anos, ministrada pela assessora técnica do Idema e representante da região Nordeste do Grupo de Integração Nacional do Gerenciamento Costeiro, Ana Marcelino. Logo após, foram apresentadas as Unidades de Conservação costeiras e marinhas do nosso Estado, bem como suas características e categorias, pela gestora do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), Mariana Gondim.

Maurizélia Brito é chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas (Divulgação/Idema)

A programação, que acontece até a tarde desta sexta (23), também contempla abordagens sobre a Importância da Conservação das Zonas Oceânicas, ministrada pela chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, Maurizélia Brito; sobre a Geodiversidade Costeira e Marinha e Áreas Prioritárias para Conservação, ministrada pelo professor Marcos Antônio, do departamento de Geologia da UFRN, além de apresenta apresentações sobre peixes recifais, conservação de mamíferos, aves e tartarugas marinhas do RN, a relação das comunidades com os espaços protegidos, bem como o Plano Estratégico do Turismo no RN e sua Interface com a Zona Costeira e as áreas protegidas.

Participam do evento, representantes do Idema, ICMBio, UFRN, UERN, ONG Oceânica, SETUR, além de pesquisadores e sociedade civil. A oficina acontece no auditório do Parque das Dunas.

 

com informações da Ascom/Idema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital