Jovens cientistas potiguares rumo a Londres

quinta-feira, 3 agosto 2017

Professor e estudantes do semiárido do RN participarão do Fórum Internacional de Jovens Cientistas na capital inglesa

Os jovens Jandson Isaías Nunes de Araújo (dir), de 18 anos, e Luiz Fernando Nunes Silva (centro), de 16, alunos de Escolas Estaduais do interior potiguar, vão representar o RN e o Brasil no Fórum Internacional de Jovens Cientistas de Londres, que reúne mais de 500 estudantes, entre 16 e 21 anos, de 75 países. Eles receberam as credenciais do evento após serem selecionados na última Feira de Ciências do Semiárido realizada na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) em outubro de 2016.

Aluno da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, de Mossoró, Jandson Isaías desenvolveu o projeto “Propriedades do Extrato Glicólico Feito à base da casca de Neen (Azadirachta indica)” durante a Feira. Já Luíz Fernando, da Escola Estadual Onze de Agosto, de Umarizal, montou e apresentou o projeto “Pulseira QR Code: Uma proposta para idosos com Alzhemeir” e também foi selecionado.

Em Londres, os dois jovens potiguares terão a oportunidade de apresentar seus projetos e também de conhecer laboratórios, centros de pesquisas e interagir com jovens de todo o planeta. Na Inglaterra, os estudantes terão a orientação do professor Marcos Antonio Nunes, lotado atualmente na 8ª Dired, em Angicos. Antes de embarcar, o professor Marcos se antecipou e já deixou 35 novos projetos prontos já visando a participação dos alunos de sua Escola nas Feiras desse ano.

Ciência para Todos

Por mais um ano, o Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar da Ufersa, em parceria com o Governo do RN, está dando oportunidades de conhecimento e qualificação internacional para estudantes e professores da rede pública potiguar. Na bagagem, professor e alunos levaram exemplares do gibi da Feira de Ciências do Semiárido em inglês para ser distribuído na Inglaterra.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, e o Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto, cumprimentaram os jovens antes do embarque. O Reitor parabenizou a equipe e destacou que os estudantes também levam o nome da Ufersa ao exterior já que o projeto é desenvolvido na Universidade com o empenho de servidores da instituição.

Para a coordenação do Programa Ciência para Todos, a viagem dos estudantes e do professor mostra que a Feira de Ciências do Semiárido está mudando o pensamento das escolas públicas do RN e incentivando cada vez mais os alunos a desenvolverem projetos científicos. “Hoje o programa dá um bom suporte as escolas estaduais de seis Diretórios Regionais de Educação do Interior Potiguar (Mossoró, Apodi, Assú, Angicos, Umarizal e Pau dos Ferros). A equipe que viajou para Londres representa 50% desses Diretórios”, comentou Cristiane Carvalho, coordenadora do programa.

Ao todo, a equipe potiguar vai passar 15 dias na Inglaterra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital