Maceió recebe jornada em prol da pesquisa e inovação Políticas de C&T

quinta-feira, 23 novembro 2017

Representantes de instituições de todo país se reunirão na 35ª edição do Confies para debater sobre as fundações de apoio

 

Analisar o papel das fundações de apoio e avaliar as perspectivas das próximas ações. Com estes objetivos representantes de mais de 90 fundações, que apoiam cerca de 150 instituições de pesquisa, estarão reunidos na 35ª edição do Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O evento será em Maceió nos dias 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro.

Para o presidente do Confies, Fernando Peregrino o encontro será histórico pela quantidade de fundações presentes e convidados especiais.

“Teremos a presença de líderes como Helena Nader, ex-presidente da SBPC, o presidente da ANDIFES, a senadora Ana Amélia, deputado Celso Pansera, e outros parlamentares, dirigentes da CGU e TCU, além da AGU, especialistas, empresas concessionária, órgãos de fomento”, destaca.

As fundações de apoio foram instituídas para agilizar a gestão dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, reduzir a burocracia e promover a relação entre a academia e a sociedade. O evento reunirá parlamentares, reitores, cientistas, empresários, gestores de projetos, órgãos de controle, entre outros. Entre os temas, estarão sendo debatidos as políticas de transparência, os cortes de verbas, gestão de projetos da Petrobras, da Finep, entre outros de interesse da comunidade de ciência e inovação do país.

Debates, fóruns e oficinas

A programação do evento inclui debates, fóruns e oficinas. “Teremos discussão sobre o Marco Legal, sobre a autorregulação das fundações, a questão dos fundos patrimoniais com as fundações entre outros. Maceió será nesses dias a capital da inovação do país”, comemora Fernando Peregrino.

Está confirmada a presença da senadora Ana Amélia (PP/RS) autora do projeto dos fundos patrimoniais que beneficia as fundações de apoio. Além da senadora, também estará presente ao evento o deputado Celso Pansera, ex-ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Esses parlamentares estarão na mesa que debaterá sobre os fundos patrimoniais.

A conferência de abertura será sobre “A importância das Fundações de Apoio para a ciência e inovação do Brasil” apresentada pela professora Helena Nader, atual presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e docente da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Programação 35ºConfies

 

 

Edna Ferreira com informações da Ascom Fundepes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital