Marcha pela Ciência em Natal será dia 24

quinta-feira, 21 setembro 2017

A partir das 13h, haverá concentração para preparação do material

 

Nesse domingo, dia 24, em uma importante avenida de Natal (RN) haverá pedestres, skatistas e ciclistas. Ao mesmo tempo, cientistas e apoiadores da ciência estarão fazendo manifestações contra o corte de recursos para a área, que tem sido feito pelo governo federal.

A falta de recursos para a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) também é motivo de críticas dos pesquisadores potiguares. Os recursos aportados pelo governo do estado nos últimos anos não têm sido suficientes para o cumprimento das obrigações da fundação.

Em evento recente sobre o parque tecnológico do estado, o ex-reitor da UFRN e diretor da Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ivonildo Rego apontou o fortalecimento da Fapern como medida importante para o avanço das pesquisas no estado.

A chamada da Secretaria Regional RN da SBPC informa que em todo o país estão ocorrendo manifestações em defesa da ciência e da tecnologia e convida para a concentração que começa na Avenida Roberto Freire, a partir das 13h. A programação conta também com uma Marcha-Teatral-Musical-Racional em defesa da Ciência e da Tecnologia. A comunidade científica de Natal tem realizado manifestações desde junho de 2016, quando o Governo Temer extinguiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, juntando essas áreas com a das Comunicações em uma única pasta.

Em abril, uma grande Marcha pela Ciência foi realizada em várias partes do mundo. No Nordeste, várias cidades fizeram manifestações.

No domingo, um passeio ciclístico será realizado na avenida pela Prefeitura de Natal, juntamente com outros parceiros e a avenida estará interditada para veículos

Nossa Ciência apoia o evento, afinal como diz o panfleto, sem ciência não há desenvolvimento!

Mônica Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital