Mulheres na Ciência: Elaine Batista dos Santos Especial

sexta-feira, 9 março 2018
Equipe do Labtep/UEMA, a professora Elaine Cristina está no centro (Foto: Labtep/UEMA)

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Nossa Ciência relembra matérias que destacam o trabalho desenvolvido por pesquisadoras de universidades nordestinas

O 8 de março é mais que uma data de comemorações, representa o conjunto de reivindicações encampadas pelas mulheres, principalmente entre o fim do século XIX e início do século XX. As questões envolvendo direito ao voto e mercado de trabalho marcaram o início da trajetória de lutas femininas. No meio científico, os debates envolvendo gênero fomentam discussões sobre a baixa participação feminina em determinadas áreas, assédio e os desafios que muitas enfrentam em conciliar maternidade e a pesquisa.

Nossa Ciência resgata matérias, entrevistas e reportagens destacando o trabalho desempenhado por inúmeras pesquisadoras em instituições nordestinas. Elaine Cristina Batista dos Santos é graduada em Engenharia de Pesca, mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e doutora em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professora adjunta do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, com atuações nas áreas Bioquímica do Pescado, Inspeção, Beneficiamento e Industrialização do Pescado. Consultora Ad hoc da Fapema. Revisora da Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, Coordenadora do Grupo de Estudos em Tecnologia do Pesca-Getep.

Em janeiro deste ano, o Nossa Ciência noticiou o trabalho coordenado por Elaine Santos na UEMA: Alimento funcional enriquecido com proteína do pescado.

Luana França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital