Mulheres na Ciência: Elvira Simões Especial

terça-feira, 6 março 2018
Elvira Simões, pesquisadora da UFAL

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Nossa Ciência relembra matérias que destacam o trabalho desenvolvido por pesquisadoras de universidades nordestinas

O 8 de março é mais que uma data de comemorações, representa o conjunto de reivindicações encampadas pelas mulheres, principalmente entre o fim do século XIX e início do século XX. As questões envolvendo direito ao voto e mercado de trabalho marcaram o início da trajetória de lutas femininas. No meio científico, os debates envolvendo gênero fomentam discussões sobre a baixa participação feminina em determinadas áreas, falta de financiamento, assédio e os desafios que muitas enfrentam em conciliar maternidade e a pesquisa.

Nossa Ciência resgata matérias, entrevistas e reportagens destacando o trabalho desempenhado por inúmeras pesquisadoras em instituições nordestinas. Nesta, trazemos Elvira Simões, docente e pesquisadora Associada da Universidade Federal de Alagoas, vinculada à Faculdade de Serviço Social. Doutora em jornalismo, pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), tem experiência de pesquisa em saúde, educação e comunicação no âmbito de gênero, diversidade e direitos humanos juventude e violência. Elvira Simões destaca que a Lei Maria da Penha colocou a violência doméstica e familiar como um problema social que deve ser enfrentado por todos:

[Leia] Pesquisadora alagoana avalia os avanços e desafios da Lei Maria da Penha 

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital