Novidades na pós-graduação no nordeste Educação

sexta-feira, 3 novembro 2017

UFRN e Federal do Ceará aprovam criação de novos programas de pós-graduação

Nos últimos dias de outubro, as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Ceará (UFC) aprovaram a criação de novos programas de pós-graduação para a implantação de cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, além de mestrados profissionais. A consolidação dos programas das duas universidades ficará condicionada à aprovação das propostas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação – MEC.

Na segunda-feira, dia 30, o Conselho Universitário da UFC (Consuni) aprovou, por unanimidade, 10 propostas de criação de programas de pós-graduação para os campi em Fortaleza, Sobral e Quixadá. Englobando mestrados e doutorados acadêmicos, além de um mestrado profissional, as proposituras já tinham recebido aval positivo do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (CEPE), seguindo agora para avaliação (e consequente aprovação ou não) da Capes.

Foram aprovadas pelo Consuni as seguintes propostas:

Em Quixadá – Programa de Pós-Graduação em Computação – Mestrado Acadêmico; emSobral – Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas – Mestrado Profissional; e em Fortaleza – Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade – Mestrado e Doutorado (Centro de Ciências); Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Mestrado Acadêmico (Centro de Tecnologia); Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares – Mestrado Acadêmico (Faculdade de Medicina); Programa de Pós-Graduação em Patologia – Doutorado (Faculdade de Medicina); Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade – Mestrado Acadêmico (Faculdade de Medicina); Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional – Mestrado e Doutorado (Faculdade de Medicina); Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Mídias Digitais – Mestrado Acadêmico (Instituto Universidade Virtual); Programa de Pós-Graduação em Secretariado Executivo – Mestrado Acadêmico (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade).

Fusão de programas na UFRN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN se reuniu na terça-feira (31) e aprovou a criação de novos programas de pós-graduação em sessão extraordinária. Um deles é destinado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), para implantação do mestrado acadêmico em História.

Também foram aprovados os mestrados profissionais em Produção de Petróleo e Gás, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), e Segurança Pública, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Já a pós-graduação em Ciências Odontológicas, nas modalidades mestrado e doutorado acadêmico, se dá a partir da fusão dos programas em Patologia Oral e Saúde Coletiva.

Redação com informções da Ascom da UFRN e UFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital