Pesquisadores lançam Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural Pesquisa

quinta-feira, 22 março 2018
Observatório vai reunir políticas públicas voltadas ao meio rural

Evento ocorre neste dia 22, em Fortaleza (CE), reunindo pesquisadores de três universidades

Com o objetivo de aglutinar pesquisas que estudam as políticas públicas voltadas ao meio rural no estado do Ceará, foi criado o Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural (Oplural), com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O  Observatório apresenta-se como iniciativa pioneira no Ceará. Seus integrantes identificaram a existência de vasta literatura sobre o mundo rural cearense, mas a dispersão desse material tem dificultado o necessário aprofundamento do debate sobre o tema. “Estamos nos apresentado também como uma ferramenta de resistência aos ataques sofridos pelos agricultores familiares mais recentemente”, destaca o professor Nicolau Bussons (UVA), pesquisador do Oplural.

Observatório

Composto por um grupo de pesquisadores de universidades públicas e instituições que trabalham com as políticas públicas do meio rural, o Oplural terá caráter interdisciplinar e interinstitucional, tendo sido criado com o objetivo central de acompanhar, analisar e debater as políticas públicas voltadas para o meio rural.

Suas linhas temáticas de observação contemplarão políticas ambiental, agrícola e agrária; conflitos e disputas territoriais; educação dos povos do mar e do campo; bem como segurança, soberania alimentar e nutricional.

Durante o lançamento do Oplural, nesta quinta (22), às 15h, no Auditório Valnir Chagas (Rua Marechal Deodoro, 750, Benfica),  haverá debate sobre as políticas públicas do meio rural, mediado pelo professor Levi Furtado, do Departamento de Geografia da Universidades Federal do Ceará. A atividade é aberta ao público.

Redação, com informações da Ascom UFC

Uma resposta para “Pesquisadores lançam Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural”

  1. andreia disse:

    Adorei o seu site muito interessante. Vou acompanhar mais vezes suas postagens. um beijo da Déia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital