Professor do RN é premiado em evento internacional

segunda-feira, 24 julho 2017

Artigo de Itamir Barroca trata de uma plataforma baseada na infraestrutura da Internet das Coisas para monitoramento remoto de pacientes em situação crítica

O professor Itamir Barroca, diretor de Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD-UFRN), foi contemplado no best paper award (prêmio de melhor artigo), da 17th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA), em Trieste, na Itália, com o trabalho intitulado A healthcare platform Iot-based to integrate patientes, physicians and ambulance services. Além do título de best paper, Itamir recebeu do ICCSA and Future Internet – open access journal um prêmio no valor de 500 euros.

Itamir explica que “atualmente existe uma preocupação mundial com o aumento do número de pacientes em hospitais causados pelo envelhecimento da população e das doenças crônicas. Assim, vários estudos apontam a necessidade de minimizar o processo de hospitalização e os efeitos relacionados ao alto custo dos tratamentos de saúde. Nesse contexto, uma tendência promissora é mover as rotinas de verificações médicas do hospital para a casa do paciente, mas para tornar isso possível é necessário tecnologia baseada na infraestrutura da Internet das Coisas (IoT) para possibilitar o monitoramento remoto da saúde do paciente”.

Informações em tempo real

Dessa forma, o artigo escrito por Itamir de Morais e Gibeon Soares Aquino Júnior trata do projeto de uma plataforma baseada na infraestrutura da Internet das Coisas (IoT) para monitoramento remoto de pacientes em situação crítica, com disponibilização de informações em tempo real. Essa plataforma integra pacientes, médicos, enfermeiros, equipes clínicas e serviços de ambulância, promovendo um melhor tratamento de saúde para os pacientes.

Itamir é engenheiro de computação com ênfase em sistemas de computação. Mestre na área de engenharia de software e especialista em redes de computadores. Atuou no desenvolvimento de sistemas corporativos utilizando a plataforma Java EE na Superintendência de Informática da UFRN, desempenhando a função de analista de sistemas, coordenador de desenvolvimento e arquiteto de software.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital