Software ajuda pesquisadores na consulta de citações em trabalhos acadêmicos Inovação

quinta-feira, 10 agosto 2017

Ferramenta foi desenvolvida com apoio de professor do Instituto Federal do Piauí

Uma ferramenta de fácil uso que visa agilizar o controle de citações em textos técnicos e acadêmicos. Assim funciona o IDCIT, software web, desenvolvido em linguagem php, que busca no texto citações que atendem aos padrões de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e aos padrões American Psychological Association (APA), além de fornecer a opção de gerar um arquivo com uma lista de citações encontradas para que possa ser usado em uma planilha.

Lineker Costa Passos, professor de Contabilidade do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Antonio Victor Costa Passos, bacharel em Ciências da Computação, desenvolvedor Web e Mobile, são os responsáveis pela criação do software. Eles contam que a ideia surgiu justamente durante um trabalho de mestrado, quando foi necessário comparar citações e referências.

“Na minha dissertação de mestrado precisei confrontar as citações com as referências de tal trabalho. Daí surgiu a ideia. Ocorre que para aqueles que não utilizam um software específico para citações (exemplo: EndNote), aquela conferência demanda certo controle; uma vez perdido ou inexistindo esse controle, forçosamente a conferência deverá ser feita ao fim da escrita. Ao coletar as citações manualmente em minha dissertação, demorei cerca de meia hora; após a coleta, pude fazer a conferência com as referências do trabalho. Foi pensando em reduzir esse tempo que idealizamos o software. Ao utilizar o software, no contexto de minha dissertação, a demora de coleta das citações foi reduzida a menos de um minuto”, explica o professor Passos.

O software já está registrado no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e disponível em versão beta, podendo receber contribuições de usuários. Os criadores afirmam que a ferramenta é de fácil utilização.

Como funciona

Lineker Passos explica que inicialmente, o usuário deverá se cadastrar de forma gratuita na página do software. Após o cadastro, o usuário terá acesso ao ambiente operacional do software. Os passos para obter as citações dos textos em planilha são: 1) fazer upload do texto ou do arquivo de texto (doc, docx ou pdf); 2) clicar no botão “Enviar” ou “Enviar Texto”; 3) clicar em “CVS Lista completa”.

O software também permite fazer análise das citações em tela por autores e/ou ano de publicação, inclusive gerar o CVS a partir do filtro aplicado (autor e/ou ano). Outra funcionalidade refere-se à visualização do texto ao qual a citação está relacionada. “Vale ressaltar, que o software encontra-se em versão beta, portanto contribuições serão bem-vindas”, reforça Passos.

Conheça o IDCIT acessando o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital