Trilhando a Ciência direto de Alagoas

quarta-feira, 9 novembro 2016

A jornalista Naísia Xavier passa a integrar o Nossa Ciência com uma nova coluna semanal

O Nossa Ciência dá mais um passo para cumprir com mais eficiência a função para a qual foi criado. A de noticiar os fatos relacionados à Ciência ocorridos no nordeste. A partir de amanhã (10), a coluna Trilhando a Ciência vai informar sobre o que está ocorrendo nessa área no estado de Alagoas.

A coluna será da jornalista Naísia Xavier, que atua em ciência há 10 anos, quando ainda estava na Graduação em Jornalismo, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrou por concurso no quadro de servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado (Fapeal). Atualmente, é assessora de comunicação da instituição.

Nascida em Garanhuns (PE), a jornalista preferiu a capital alagoana, para onde se mudou quando tinha 18 anos e passou no vestibular da UFAL. Ela sempre gostou de literatura. Teve bolsa de Iniciação Científica em Crítica Literária e esse também foi o assunto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Literatura científica

Foi da irmã, ainda estudante de Biologia, que recebeu boas dicas de leitura da área. “Minha irmã foi quem me apresentou ao livro O que é Cosmologia, de Mário Novello ou Ecologia Cósmica, de Rogério Mourão. Ela também me mostrou outros livros de Biologia, Ecologia e Genética. A experiência com a literatura científica foi muito boa”, revela a pernambucana de nascimento e alagoana por opção.

Ela garante que essas leituras combinaram muito bem com o ambiente que estava vivendo no trabalho. “Por causa da Fapeal, fui conhecendo o meio científico, os pesquisadores e percebi que jornalisticamente eles são bons personagens, pessoas devotadas ao trabalho, determinadas no que fazem.” A jornalista reconhece que foi por seu trabalho na fundação que conheceu o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas e o nacional.

Jornalismo e divulgação da ciência

Assim como o Jornalismo, a divulgação científica é uma espécie de vocação para quem trabalha nessa área. Quando o profissional atua nas duas áreas, o trabalho se torna quase um “vício”. O jornalista está sempre atento para contar boas histórias a seu público. No Nossa Ciência, Naisia vai poder publicar os fatos que ela tem oportunidade de reportar, mas que não cabem nos veículos da Fapeal. “Às vezes posto no meu perfil no Facebook, mas acho que muitas pessoas nem entendem do que está sendo tratado. A ideia de fazer a coluna Trilhando a Ciência, com o público interessado é muito estimulante”.

A primeira coluna terá a cobertura do Fórum do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que está sendo realizado nos dias 8 e 9/11, em Campo Grande (MS). A partir da próxima semana, a Trilhando a Ciência será publicada às quartas-feiras. Não perca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital