UFC mira a internacionalização Educação

terça-feira, 6 fevereiro 2018

Universidade Federal do Ceará lança edital de incentivo para os programas de pós-graduação exercitarem a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade, visando maior participação no cenário internacional

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançaram edital, de natureza interna, para orientar a seleção de projetos de pós-graduação que vão integrar a proposta institucional da UFC  a concorrer em edital da Capes voltado à internacionalização.

Na proposta da Capes, serão disponibilizados R$ 300 milhões anuais, entre os anos de 2018-2021, para financiamento de 40 projetos de instituições de ensino superior selecionadas. Neste ano, a meta de recursos é até R$ 150 milhões a partir de agosto.

Proposta foi lançada durante evento organizado pela Capes e UFC para discutir a pós-graduação no Brasil. (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Dentre os critérios para a seleção, é necessário que as Instituições de Ensino Superior ou os Institutos de Pesquisa tenham, ao menos, quatro programas de Pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, dentre os quais deve haver, no mínimo, dois cursos de doutorado.

Na última avaliação quadrienal, a Universidade Federal do Ceará se firmou como liderança regional no Nordeste, com três programas de pós-graduação alcançando nota máxima. Física, Matemática e Engenharia receberam nota 7.

A UFC ainda não definiu o número de projetos a serem selecionados, o total vai depender da quantidade e qualidade das propostas apresentadas. A instituição valorizará propostas que integram programas e grupos de pesquisa dentro de uma abordagem multi e transdisciplinar. Os recursos servirão para financiar: missões no exterior, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante sênior, capacitação em cursos de curta duração – summer/winter schools), bolsas no País (professor visitante, jovem talento com experiência no exterior, pós-doutorado com experiência no exterior). No cronograma, o período de submissão de propostas encerra em 28 de fevereiro e o resultado final está previsto para 23/03.

Foto: Evilázio Bezerra/O POVO

A Universidade definiu como temas prioritários para elaboração de projetos:

  • Ciências de Dados;
  • Sistemas complexos;
  • Materiais e fenômenos em nanoescala;
  • Novos produtos químicos, biológicos e suas aplicações;
  • Gestão e Segurança hídrica e de resíduos frente às mudanças climáticas;
  • Segurança alimentar;
  • Geoconservação de paisagens;
  • Geometria e Métodos Não-Lineares;
  • Linguagens e Tecnologias sociais;
  • Pesquisa em doenças infecciosas, imunoinflamatórias e crônico-degenerativas;
  • Promoção da Saúde;
  • Doenças negligenciadas e Saúde pública.

 

Luana França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital