Um ano do PORTAL NOSSA CIÊNCIA…

sexta-feira, 14 outubro 2016

Neste artigo, a secretária regional da SBPC/RN Bernardete Sousa fala sobre a importância do Nossa Ciência para a divulgação científica do nordeste

É sempre bom comemorar datas que nos tragam boas memórias quando se avalia retrospectivamente o percurso de um projeto implantado a partir de uma ideia que você teve acesso desde o seu nascedouro .

É assim que me sinto agora, ao fazer um breve comentário sobre o primeiro aniversário do Nossa Ciência.

Idealizado pela dupla de jornalistas Edna Ferreira e Monica Costa, que possuem nos seus históricos profissionais uma passagem de sucesso pela divulgação científica e dedicação ao jornalismo científico, surgiu como resposta a um chamamento latente na nossa comunidade, especialmente aqui no estado do Rio Grande do Norte, da quase ausência de veículos de comunicação ou informação que investissem no jornalismo científico.

Assim, a partir do enfrentamento deste grande desafio vimos, neste ano que se passou, a realização de uma projeto que manteve cadência e qualidade, abrindo uma porta de acesso às informações relacionadas às atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), desenvolvidas por Instituições de pesquisa, onde se incluem as Universidades e Centros Universitários, Institutos e Centros de Pesquisa, com foco na região Nordeste. Pelas próprias características que a mídia eletrônica propicia, o portal abriu estas atividades para o mundo!

A pauta das matérias garantiu a presença de atividades de CTI realizadas nas diferentes áreas do conhecimento, entrou nos laboratórios, entrevistou cientistas e alunos em formação, e traduziu, muitas vezes, a complexidade da pesquisa a partir de suas aplicações e solução de demandas da população. Semanalmente surgiram enfoques sobre temas variados, apresentação à população projetos de grande impacto regional, linhas de pesquisas em desenvolvimento, projetos em andamento.

Mas o Portal foi mais além… Passou a informar sobre oportunidades contidas nos diferentes níveis do sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Brasil, nas suas esferas municipal, estadual e federal, ao informar sobre os eventos técnico-científicos, cursos e concursos, mostrando oportunidades de atuação no sistema.

Embora voltado para a região Nordeste, o Nossa Ciência, por meio de entrevistas com pesquisadores destacados da ciência brasileira, amplificou seu espectro de atuação disponibilizando ciência, palavra esta derivada do termo latino scientia” cujo significado indica “conhecimento ou saber.  Nesta perspectiva, em sintonia com a tradição do termo em observar o método científico, absorveu também a contemporaneidade onde ciência abrange a obtenção dos conhecimentos por meio do estudo ou da prática, desde que baseados em leis ou teorias.

A partir desta contribuição, ampliamos nossas referências sobre o conhecimento do que é realizado nas Instituições de pesquisa da nossa região, as bases de nossa cultura científica e áreas de investigação, fatores indispensáveis para a desejada aproximação e apropriação da comunidade da sua realidade em relação ao que hoje a pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação estão desenvolvendo nas suas respectivas Instituições.

A divulgação de iniciativas empreendedoras que mobilizam os jovens em ambientes inovadores e o potencial de Parques tecnológicos para a região também foi abordada. Áreas estratégicas foram reveladas, com o potencial de seus projetos para inclusão de jovens pesquisadores no mercado de trabalho.

Assim, dirigimos nossos votos de vida longa a este veículo de divulgação científica, que inovou ao disponibilizar para a comunidade da Região Nordeste em particular, mas de alcance global, informações sobre as instituições e os pesquisadores brasileiros que trabalham em busca de novas descobertas e soluções para diferentes demandas da sociedade. Vislumbro, pois, um futuro ainda mais promissor para este importante veículo de divulgação e jornalismo científico.

Parabéns ao Nossa Ciência

Maria Bernardete Cordeiro de Sousa

Professora Titular do Instituto do Cérebro da UFRN

Secretária Regional da SBPC no Estado do Rio Grande do Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital