Inscrições abertas para o Pibic UFPE 2018-2019 Oportunidades

quinta-feira, 5 abril 2018

UFPE

Está aberto o período de inscrições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE 2018-2019. Professores da UFPE têm até o dia 13 de abril para submeter projetos em resposta ao edital do programa através do Sistema Siga.

O Pibic tem o objetivo de despertar a vocação científica entre estudantes de graduação por meio da sua participação em projetos de pesquisa com a orientação de um professor. A duração da pesquisa na iniciação científica é de 12 meses, tendo, nesta edição, início em agosto deste ano e término em julho de 2019.

O aluno poderá participar do Pibic na condição de bolsista e receber uma bolsa no R$ 400 por 12 meses ou como voluntário.

Critérios

Para submeter projeto ao Pibic, o professor deve ter título de doutor ou de livre docente e ser vinculado à universidade. Já o estudante pode ser vinculado à UFPE ou a outra instituição, ser indicado pelo docente da UFPE e estar matriculado em curso de graduação. O aluno interessado em fazer iniciação científica deve procurar professores envolvidos com pesquisa nos departamentos do seu curso ou de sua área de interesse.

Benefícios

Além do contato direto com pesquisas acadêmicas e o domínio do método científico, o que vai possibilitar ao aluno uma experiência mais completa na sua passagem pela graduação, o estudante que participa do programa pode, a depender do seu departamento, dispensar carga horária em disciplinas eletivas. A participação em iniciação científica também é considerada em concursos e seleções, a exemplo da pós-graduação.

O Pibic é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) coordenado na UFPE pela Pró-reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).

 

Ascom/UFPE

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital