Quem Somos

Mônica Costa

Jornalista, possui graduação em Comunicação Social e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua há mais de 30 anos como jornalista.

Desde 2007 atua na assessoria de comunicação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern).

Organizou o livro Ciência e Imprensa: convergências possíveis e participou com o capítulo Iniciando o diálogo entre jornalistas e cientistas: Relato de Experiência, no livro Jornalismo Científico & Desenvolvimento Regional. Estudos e experiências, organizado por Cidoval Morais Sousa.

 

Edna Ferreira

Jornalista, graduada na Universidade Federal Fluminense, com mais de 25 anos de experiência em reportagem, redação, edição de textos e assessoria de imprensa.

Desde o início, teve a trajetória profissional ligada à divulgação científica, com atuações no Jornal da Ciência, uma publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, programa de TV Globo Ciência, Revista Ciência Hoje, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos, Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), Centro de Agrobiologia da Embrapa, Fundação BioRio e Pólo de Biotecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Virtual de Fármacos.

 

Helinando Oliveira

Graduado em engenharia eletrônica, com Mestrado e Doutorado em Física (todos pela UFPE) e Pós-Doutorado no MIT – EUA. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco desde 2004 e coordenador do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO). Desenvolve materiais em escala nanométrica com aplicações em supercapacitores, células combustível e sistemas para remoção de metais pesados e corantes.

 

 

José Roberto

Graduado em Sistemas de Informação pela USP, sua paixão sempre foi a divulgação científica, com a qual atua desde 1990. Por isso também fez um Mestrado em Ensino de Ciências Naturais.

Astrônomo planetarista por opção, desde 2013 é diretor de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Planetários.

É também coordenador de divulgação no Brasil da Planetary Society, ONG internacional fundada por Carl Sagan; e autor do site “Astronomia no Zênite”, um dos mais antigos sobre o tema e cujos conteúdos já foram usados como referência na elaboração de questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Foi colunista do caderno de Ciência e Meio Ambiente da Tribuna de Santos (SP), maior núcleo do Programa Jornal e Educação. Vários de seus textos estão em livros didáticos.

Giselle Soares

Jornalista, graduada pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Jornalismo Científico pela mesma instituição e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.

Atua com divulgação científica desde 2007, quando ingressou na assessoria de comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Atuou como assessora do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Colaborou para as revistas Ciência & Cultura e ComCiência, ambas publicações da SBPC. Atualmente é assessora de imprensa do Grupo Marquise.

 

Thiago Lustosa Jucá

Técnico Químico Industrial pelo IFCE. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), com Mestrado e Doutorado em Bioquímica de Plantas – todos pela UFC.

Atualmente é funcionário de carreira da empresa Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS.

Escreveu alguns textos de divulgação científica para o Portal NossaCiência, Jornal de Notícias da SBPC e EcoDebate.  Quando, então, recebeu e aceitou o convite para escrever regularmente como colunista, às quintas feiras, no Portal NossaCiência.

A curiosidade e o fascínio pela Ciência vem desde a infância. Autores como Júlio Verne, Carl Sagan, Charles Darwin, Edward O. Wilson, Rachel Carson, Stephen Jay Gould, Richard Dawkins, Ernst Mayer, dentre outros, acentuaram esses sentimentos.

 

Homero de Oliveira Costa

É professor titular do Departamento de Ciências Sociais, e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (UFRN), mestrado (Unicamp) e doutorado (PUC-SP) na área de política, mas como leitor onívoro, tem enorme interesse em história da ciência e em especial, cosmologia e evolucionismo. Não por acaso, seus heróis intelectuais são Johannes Kleper, Copérnico, Galileu, Stephen Hawking, Einstein e Charles Darwin. É leitor (e admirador) de grandes cientistas e divulgadores da ciência como Stephen Jay Gould, Richard Dawkins e Carl Sagan.

É autor e organizador de alguns livros, como “Democracia e representação política no Brasil” (Sulina/RS), “Crise dos partidos políticos” (Paco editorial/SP), “A insurreição comunista de 1935” (Ensaio/SP e em e-book pela editora da UFRN) e “Dilemas da representação política no Brasil”(editora da UFPB).

Site desenvolvido pela Interativa Digital