Logo Nossa Ciência

Divulgação científica é o nosso negócio.

Quarta, 16 de Agosto de 2017

Geral Quarta, 14 de Junho de 2017

Indicação de nova superintendente para HU de Alagoas esfria conflito

A indicada foi a professora Regina Maria dos Santos que já atua na unidade como gerente de Ensino e Pesquisa

Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (13), na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Brasília, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, apresentou ao presidente da Empresa, Kleber Morais, a indicação da professora Regina Maria dos Santos para assumir a superintendência do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ufal). A profissional já atua na unidade como gerente de Ensino e Pesquisa.

A professora Regina substituirá Fátima Siliansky que foi exonerada pela Ebserh. A ação criou um verdadeiro impasse entre a universidade e a empresa. Do ponto de vista da Ufal, a falta de comunicação prévia da exoneração, feriu a previsão constitucional de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades.

Segundo a reitora, a documentação necessária para a substituição seria encaminhada ontem mesmo e seguiria a tramitação legal. Caso todos os requisitos legais sejam cumpridos, a publicação da nomeação deverá ocorrer até a próxima quinta-feira, dia 15. Ela ressaltou que o funcionamento do HU continua normalmente e que o estabelecimento não está sem direção enquanto o conflito é resolvido.

O presidente da Ebserh acredita que a tramitação será breve. "Como a reitora indicou uma profissional que já faz parte do quadro do hospital, acredito que não haverá nenhum impedimento para que ela assuma a superintendência ainda esta semana", declarou Kleber Morais.

Participaram ainda da reunião o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone; a consultora jurídica da Ebserh, Andrea Sabião; o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Eduardo Porciúncula; o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Vieira; além de assessoras da Ebserh e da Ufal.

Saiba mais.

Redação, com informações da Ascom da Ufal e Ebserh

Voltar página

Deixe seu comentário