Amor pela vida universitária SCIARÁ

quarta-feira, 8 agosto 2018
Professor Tarcísio Pequeno (esq) ao lado do reitor Henry Campos. Foto: Viktor Braga/UFC.

Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap recebe título de professor emérito da Universidade Federal do Ceará

Com uma longa trajetória dedicada à pesquisa acadêmica, o professor Tarcísio Pequeno, atual presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), recebeu, no início do mês, o título de professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O professor Tarcísio Pequeno ingressou na Universidade Federal do Ceará em 1966, a fim de cursar Engenharia Civil, após ter sido classificado em primeiro lugar no vestibular daquele ano.  Graduou-se em 1970. Sua relação com a UFC, todavia, antecede esse período. Ainda criança, seu pai, o Professor Haroldo Cipriano Pequeno, catedrático da Escola de Agronomia, costumava, durante as férias, levá-lo ao campus. O amor de Tarcísio Pequeno pela UFC e pela vida universitária, convertido em uma vida de dedicação e empenho pelas causas da ciência e da academia, nasce desses momentos, passados no laboratório de eletricidade da Escola de Agronomia e na pioneira Estação de Meteorologia. Em 1971, ingressou como professor da UFC no Instituto de Física, que depois se tornou o Departamento de Física.

Em 1975, ingressou no mestrado da PUC-Rio e, em 1978, inicia o doutorado, na mesma instituição.  Em 1981, tornou-se o primeiro doutor em Informática (Computação) oriundo do Ceará e, em 1985, criou o curso de graduação plena em Ciência da Computação na UFC, vinculado ao Centro de Ciências da Universidade. Em 2007, aposentou-se da instituição, mas continuou dedicando-se à ciência e tecnologia no Ceará.

Além de presidente da Funcap, presidiu a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), foi professor na PUC-RJ, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Comitê Assessor em Ciência da Computação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de representante da área de Ciência da Computação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nosso reconhecimento ao professor Tarcísio, que mesmo diante das difíceis circunstâncias que o País vivencia atualmente na área de C,T&I, segue entusiasta e lutando por progressos.

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Seara da Ciência sob nova direção

 

Giselle Soares é Jornalista, graduada pela Universidade Federal do Ceará, e com Mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.

Giselle Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital