Desenvolvendo habilidades SCIARÁ

quarta-feira, 19 setembro 2018
Marco Túlio Pires no curso de Ferramentas Google para jornalistas. Foto: Giselle Soares

Google promove treinamentos para profissionais e estudantes em Fortaleza

Com o objetivo de ajudar profissionais e estudantes a desenvolverem habilidades nas ferramentas Google, o programa de treinamentos “Cresça com o Google” chegou à capital cearense na última semana, nos dias 11 e 12 de setembro, com os seguintes temas: desenvolvimento para mulheres, ferramentas Google para jornalistas, treinamento digital para professores e marketing digital.

O primeiro treinamento, “Womenwill – Capacitação para Mulheres”, abordou temas como liderança feminina, técnicas de negociação, finanças pessoais e soluções digitais do Google. Já no curso para jornalistas, o coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, mostrou diversas ferramentas úteis para o dia-a-dia das redações, como a busca interna em sites como Twitter e Instagram através do Google, a pesquisa reversa de imagens, mapas e street view, além das tendências (Google Trends) do momento. É possível fazer diversos cursos on-line na plataforma News Lab.

Keith Matsumoto explicando conceitos introdutórios de marketing digital a uma plateia lotada no Centro de Eventos do Ceará. Foto: Giselle Soares.

O treinamento “Formação digital para professores” tratou de temas relacionados à segurança on-line e cidadania digital. Foram apresentadas as ferramentas da plataforma Google for Education  e YouTube Edu, como suporte didático.

Quem compareceu ao treinamento de marketing digital, ministrado por Keith Matsumoto e Laura Bordini, teve oportunidade de conhecer conceitos básicos da área, envolvendo estratégia, websites, links patrocinados, mídias sociais, entre outros aspectos. O Google também tem um aplicativo para quem deseja dar os primeiros passos em marketing digital, o Google Primer, que contém explicações e exercícios.

O Programa Cresça com o Google já passou esse ano pelas cidades de Teresina, Brasília, Natal, Salvador, João Pessoa e Fortaleza. Para conhecer um pouco da iniciativa basta acessar o site do programa.

 

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Leia o texto anterior: A integração do jornalismo e da ciência de dados

Giselle Soares é jornalista, graduada pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Jornalismo Científico pela mesma instituição e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.

Giselle Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital