Fortaleza terá primeira edição do Pint of Science SCIARÁ

quarta-feira, 25 abril 2018
Imagem: Denise Casatti

O evento acontece entre os dias 14 e 16 de maio. A realização é da Embrapa, com apoio da UFC e da Unifor

Na primeira edição em Fortaleza do Pint of Science, pesquisadores conversarão com o público, em restaurantes da cidade, sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e o futuro dos alimentos. A ideia é promover um diálogo, em ambiente descontraído, com linguagem acessível, a fim de esclarecer dúvidas e proporcionar troca de conhecimento, mostrando aos presentes o impacto da pesquisa científica no cotidiano e as dificuldades e belezas da ciência.

O assessor acadêmico do festival em Fortaleza, Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, afirma que o Pint of Science é uma iniciativa importante para que a população perceba a importância da ciência brasileira. “A população brasileira já reconhece o papel da ciência no seu dia a dia, mas os cientistas precisam divulgar os resultados de suas pesquisas para a sociedade. Essa estratégia é importante e imperativa para que o contribuinte perceba e defenda a ciência brasileira, porque o país ainda não tem uma agenda científica consolidada”

Entre os destaques da programação estão as palestras “Neurociência e afeto: a importância da formação de vínculos desde a primeira infância”, da professora Márcia Machado, pró-reitora de Extensão da UFC, considerada a “madrinha do aleitamento materno” no Ceará, no dia 14 de maio, no restaurante Cantinho do Frango, a fala do pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior, no dia 15, no Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar, sobre a aplicação da física em áreas como ciências sociais, política, neurociência, entre outras atrações. A programação completa pode ser acessada no site  http://pintofscience.com.br. A entrada é gratuita – o público paga apenas o que for consumido nos estabelecimentos.

Sobre o Pint of Science

O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela primeira vez em 2015, o Pint of Science ocorrerá em 56 municípios.

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Pesquisadores da UFCA desenvolvem projeto de reuso de água

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital