Sem estigma e preconceito Diversidades

segunda-feira, 30 julho 2018

Transexualidade não é mais considerada transtorno mental na classificação internacional de doenças

Na nova edição da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, chamada de CID-11, regulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a transexualidade deixou de ser considera transtorno mental para ser uma condição ou incongruência de gênero, dentro da nova categoria Condições Relacionadas a Saúde Sexual.

Na coluna desta semana, professor Ricardo Alexino fala sobre os efeitos dessa mudança na CID-11. Segundo ele, as atualizações nessa classificação são constantes e transformadoras, apesar de lentas. Para se ter uma ideia, mesma com a divulgação recente, a CID-11 só entrará em vigor em janeiro de 2022.

Os especialistas consideram que os protocolos de atendimento aos transexuais não serão alterados, mas o fato da transexualidade não ser mais tida como transtorno poderá reduzir os estigmas e preconceitos, impossibilitando argumentações de cura gay.

Ouça a coluna:

A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Ouça a coluna anterior: Revendo o processo de colonização

Ricardo Alexino Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital