Alunos de Engenharia de Alimentos da UFC têm projeto selecionado para evento na Colômbia Pesquisa

segunda-feira, 13 maio 2019
(Foto: Divulgação UFC)

Grupo desenvolveu o TropFir, uma bebida mista fermentada de leite de cabra adicionado de polpas de frutos tropicais

Um projeto de iniciativa de alunos do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará foi anunciado, no início deste mês, como um dos finalistas na competição internacional Eco-Desafio, coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a PepsiCo América Latina e a Young Americas Business Trust (YABT).

O TropFir é uma bebida mista fermentada (kefir) de leite de cabra adicionado de polpas de frutos tropicais, como manga, acerola, goiaba, murici, caju, maracujá, pitaya e mandacaru rosa. Entre os dias 23 e 25 de junho, o projeto da UFC será apresentado em um evento internacional em Medellín, na Colômbia, e concorrerá a um prêmio de US$ 5 mil a título de capital para investir no desenvolvimento da ideia.

Outros frutos tropicais

O trabalho, de autoria dos estudantes Francisco Augusto Oliveira, Nhaiara Monteiro, Fernando Eugênio Teixeira, Alana Uchoa e Samara Patrício, foi orientado pela professora Juliane Döering Gasparin Carvalho (foto), do Departamento de Engenharia de Alimentos. A criação do grupo foi impulsionada nas atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Laticínios, do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Em fase de estudos, o TropFir será testado em misturas com outros frutos tropicais e ainda neste ano será dada entrada no processo de licenciamento para patentear o produto.

Na categoria Nutrição do Eco-Desafio, participam dois representantes brasileiros: a equipe da UFC e outra da Bahia, selecionadas em um universo de 5.106 projetos inscritos. Para serem aprovados, os proponentes enviaram projetos e planos de negócios com soluções que aumentam o acesso a alimentos e bebidas nutritivos e saudáveis, comercializados a preços acessíveis, e que apoiam positivamente a nutrição de populações de baixa renda, especialmente nas áreas rurais.

Eco-Desafio

O Eco-Desafio reúne propostas de inovação de produtos e serviços desenvolvidos por jovens empreendedores de 18 a 34 anos oriundos de países da América Latina e do Caribe. Os projetos selecionados nas categorias Nutrição, Meio Ambiente e Mulheres devem responder a demandas nos contextos local e regional, possuir viabilidade e também atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em oito edições do Eco-Desafio, segundo os organizadores, foram apoiadas 13.048 propostas de negócios em 33 países.

(Fonte: Ascom UFC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital