Aurora 2.0: inteligência artificial contra a Covid-19 Inovação

quarta-feira, 31 março 2021
Aurora 2.0, desenvolvido por pesquisadores do CIn-UFPE contra a Covid-19, utiliza inteligência artificial para esterilizar ambientes

Dispositivo para esterilizar ambientes, que foi desenvolvido na UFPE, se encontra em fase de testes e já tem data de entrega para pronto uso

O dispositivo inteligente Aurora 2.0, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi projetado para fins de esterilização microbiológica de ambientes utilizando Inteligência Artificial (IA) e radiação ultravioleta. Elaborado através de parcerias entre o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Centro Regional de Energias Nucleares do Nordeste (CRCN), o projeto está em sua segunda versão, tendo passado com sucesso por sua fase inicial de testes em ambientes controlados com a pulverização de bactérias e fungos em superfícies como metal, madeira, tijolo, aço inox, alumínio, vidro e plástico.

Aprovada no Edital Propesqi “Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19”, a iniciativa partiu da necessidade de desenvolver ações de cautela e diligência que intensifiquem a higienização pessoal, de equipamentos e de ambientes passíveis de contaminação pelo novo coronavírus.

A proposta contempla a produção de materiais para o enfrentamento do vírus com a construção de um dispositivo controlado remotamente para esterilização viral de ambientes. Uma vez no local, o aparelho é capaz de verificar suas dimensões e calcular a quantidade de doses de radiação UV necessárias para a esterilização viral do espaço. Um dos diferenciais do projeto está na construção de um dispositivo remotamente controlável capaz de otimizar automaticamente o tempo de irradiação necessário para desinfectar um determinado ambiente, sem riscos para o operador humano.

Atualmente, o Aurora 2.0 está sendo testado em ambientes hospitalares, contando com a colaboração do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A estimativa de conclusão do projeto é dia 15 de abril com a entrega das unidades para pronto uso na Universidade.

Fonte: Ascom da UFPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital