Bingo em análise na Paraíba Pesquisa

quarta-feira, 10 julho 2019
(Imagem: UFCG)

Resultados obtidos e andamento do projeto serão analisados por pesquisadores nacionais e internacionais

Desde a segunda-feira, dia 8, está ocorrendo em Campina Grande (PB) a Reunião de Revisão Crítica do Design (Critical Design Review and Meeting) do Radiotelescópio Bingo –  projeto internacional liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais do Reino Unido, Suíça, Uruguai, França e China.

Bingo: sertão paraibano vai receber radiotelescópio

Durante a programação, que acontece até a próxima quinta-feira, dia 11, no auditório da Unidade Acadêmica de Física (UAF), no campus Campina Grande, o projeto será analisado por uma equipe de pesquisadores nacionais e internacionais, com apresentação dos resultados obtidos e o andamento do projeto.

Nesta quarta-feira, (10), será realizada uma visita ao local onde o radiotelescópio está sendo instalado, no município de Aguiar, no Sertão paraibano. Localizada na região do Vale do Piancó, a região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

Radiotelescópio será instalado ma Paraiba

Bingo

O radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) ocupará uma área de 300 metros quadrados e contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas. O custo global do projeto é estimado em U$ 4,2 milhões (cerca de R$ 13,1 milhões), sendo que a maior parte dos recursos (R$ 10,1 milhões) será bancada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).  O projeto de instalação e operacionalização deve ser concluído em dois anos.

(Fonte: UFCG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital