Cantigas de Myriam Coeli Especial

segunda-feira, 15 março 2021

Na semana da poesia, conheça Myriam Coeli

Está no ar o quinto episódio de O que dizem essas mulheres? uma série de podcasts sobre a vida e obra de poetas potiguares ou que construíram sua obra no Rio Grande do Norte. No dia 14 de março, comemora-se o Dia nacional da poesia e para celebrar a data, mostraremos aos leitores e ouvintes do portal Nossa Ciência, um pouco da vida e da obra de Myriam, uma mulher pioneira em diversas frentes.

Myriam Coeli foi a primeira mulher jornalista profissional do Rio Grande do Norte, bolsista do Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, e a primeira a dar plantão noturno em uma redação de jornal da capital. Passou pelo Diário de Natal, Tribuna do Norte e a República. Também ensinou no Atheneu Norte-riograndense e a antiga Escola Técnica Federal do RN, agora IFRN, onde atualmente dá nome à sala de estudos de professores da instituição.

Como intelectual, Myriam ganhou os prêmios: Othoniel Menezes (poesia), 1980 promovido pela Prefeitura de Natal-RN, com o livro “Cantigas de amigo”, edição Clima; Fundação José Augusto (poesia), 1981 com o livro “Inventário”, e outra vez o Othoniel Menezes (poesia), 1981 com o livro “Catarse”.

Para contar a história da poeta, entrevistamos Eli Celso, filho de Myriam, e organizador do livro Branco & Nanquim.  Obra poética, com a história da escritora. Conversamos com Diva Tavares, autora de dissertação de mestrado sobre Myriam na UFRN e Humberto Hermenegildo, professor aposentado da UFRN e imortal na Academia Norte-riograndense de Letras.

Assim como os anteriores, Ver e tocar poesia com Michelle Ferret; Nísia Floresta, presente!, Rizolete Fernandes: o tempo da poesia e Zila Mamede: Mares de poesia, o episódio Cantigas de Myriam Coeli está disponível em diversos agregadores de streaming na internet como o Spotify, o Soundcloud e na página de podcasts no Nossa Ciência.

A série O que dizem essas mulheres? é uma realização do portal de notícias Nossa Ciência com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Ouça a série O que dizem essas mulheres?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital