Semana da Caatinga Especial

segunda-feira, 26 abril 2021

Nossa Ciência presta homenagem ao mais brasileiro dos biomas

Dentro da nossa vocação de divulgar a ciência, a tecnologia e a inovação produzidas por pesquisadores e instituições do Nordeste, a caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, foi tema de inúmeras matérias publicadas no portal Nossa Ciência.

Os esforços de cientistas dos todos os estados nordestinos em preservar a fauna e a flora do semiárido, fazendo da ciência uma aliada nessa luta, foi uma constante nas páginas do NC. Por isso, ao longo dessa semana, em que se comemora o Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, lembraremos aqui alguns exemplos.

Conservação de espécies, novas técnicas de replantio, medicamentos, impactos ambientais e diversidade são alguns dos temas dessa seleção de matérias publicadas nos últimos dois anos.

Abrindo a semana, trazemos a série de três textos que abordam a pesquisa incrementada pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com foco no Semiárido Brasileiro. O objetivo dos autores, a pesquisadora Vaneide Ferreira Lopes, líder do Grupo Inovação, Tecnologia e Projetos na Paraiba (GiTecPB), e o professor Carlos Alberto da Silva, titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Líder do Laboratório de Pesquisas em Economia Aplicada e Engenharia de Produção (Lapea), é chamar atenção para a importância dos Grupos de Pesquisa nessas ICTs, que promovem pesquisas e geram conhecimentos, com profundas implicações socioeconômicas no bioma caatinga que se desenvolve no semiárido brasileiro.

Caatinga e semiárido na pesquisa brasileira

Edna Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital