FAPERN participa de Workshop e metodologia do Ecossistema Local de Inovação no RN Geral

quarta-feira, 10 março 2021
Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN.

Objetivo é mapear e propor ações para o sistema local de inovação em Natal

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) está fazendo parte de grupo de trabalho voltado ao mapeamento e proposição de ações para o sistema local de inovação de Natal. O grupo composto de várias organizações, sob a liderança do Sebrae no Rio Grande do Norte, está empenhado em consolidar e fortalecer os ecossistemas de inovação do estado. E uma das estratégias importantes na direção de apoiar o desenvolvimento inovador é difundir a metodologia Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), uma abordagem de mapeamento e intervenção, desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

A FAPERN está participando da organização do 1º Workshop: Desenvolvendo o Ecossistema de Inovação de Natal com a Metodologia ELI, em Natal. O evento será de modo remoto, amanhã (11), das 9 às 11 horas.

Para o diretor de desenvolvimento tecnológico e inovação da FAPERN, Julio Rezende, o mapeamento do Ecossistema de Inovação é estratégico para diagnosticar a maturidade das ações com foco em inovação, de modo mais específico inicialmente na cidade de Natal. “Vamos apresentar indicativos para a melhor gestão e monitoramento, assim como pensar ações proativas que contribuam para o fortalecimento de uma economia mais inovadora”, revela.

Essa metodologia foi desenvolvida pelo Sebrae e inclui a identificação dos municípios com maior potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas. Esses parâmetros envolvem potencial tecnológico, com a existência de cursos de mestrado e doutorado em áreas como engenharia, biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em segmentos com perfil na área de inovação e tecnologia, como empresas de química e materiais, softwares. Após esse mapeamento, é construído um plano de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.

As inscrições são gratuitas via Sympla.

Mônica Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital