‘Mapa da fome’: tecnologia pode ajudar população em situação de rua Inovação

segunda-feira, 7 fevereiro 2022

Criada por estudante da UFPE, a ferramenta funciona de modo colaborativo para geolocalizar pessoas que necessitam de ajuda e iniciativas de solidariedade no combate à insegurança alimentar

A proposta foi inspirada no projeto “Onde Fui Roubado”, que atua de maneira semelhante com enfoque na temática da segurança urbana. Para contribuir com o Mapa da Fome, não é necessário fazer nenhum cadastro, login ou baixar aplicativo, toda a plataforma funciona na web. O endereço pode ser inserido manualmente ou utilizando a localização atual do usuário. Além disso, é preciso escolher entre as opções ‘Alimento não-perecível’, para quem tem condições de preparar a refeição, ‘Alimento pronto’, para quem necessita do alimento de forma imediata, e ainda ‘Recebo para doar’, voltada a instituições e voluntários que realizam distribuição de alimentos regularmente. A iniciativa ainda está em versão beta, aberta a contribuições nas áreas de design e marketing.

Em sua trajetória acadêmica no Centro de Informática, Rafael já teve a oportunidade de desenvolver outros projetos baseados na colaboração e na solidariedade, como a Bolha, plataforma destinada ao compartilhamento de material de estudo de períodos anteriores para serem reaproveitados por outros alunos. Desta vez, o anseio é alcançar um público mais amplo e causar um impacto social maior: “Espero contribuir com meu conhecimento e formação para uma transformação social positiva, e que minha ferramenta contribua ou seja alguns passos para reduzir a desigualdade social”, declara.

Fonte: Ascom/UFPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital