Monografia sobre bibliotecas em prisões ganha prêmio nacional Geral

sexta-feira, 21 setembro 2018

TCC é da bibliotecária Francisca Liliana Sousa, graduada pela Federal do Ceará

Com pesquisa sobre biblioteca no sistema carcerário, a estudante recém-graduada do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará Francisca Liliana Martins de Sousa foi a vencedora do concurso nacional de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), promovido pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).

Liliana participou do concurso com a monografia intitulada Biblioteca prisional no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa: cenário e possibilidades em prol da reinserção social, orientada pela professora Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação.

Papel das bibliotecas

Segundo Liliana, a ideia surgiu no quarto semestre do curso, quando ela passou a se indagar sobre o papel das bibliotecas no ambiente prisional e percebeu a ausência de trabalhos acerca do tema no Curso de Biblioteconomia.

(Foto: Facebook)

“Tudo isso trouxe uma grande inquietude de saber mais sobre o tema, de poder trazer essa discussão para dentro do Curso de Biblioteconomia da UFC, motivada, principalmente, por acreditar que o bibliotecário pode contribuir efetivamente para o acesso à informação e à leitura no sistema prisional, favorecendo a reinserção social”, diz.

Outro aspecto importante destacado por Liliana é a experiência humana que o contato com o ambiente prisional lhe proporcionou. Ela diz ter aprendido que assuntos considerados tabus precisam ser discutidos e que é preciso ir além dos discursos superficiais que muitas vezes acompanham tal problemática.

Zona de conforto

“Poder sair da minha zona de conforto e adentrar em um universo desconhecido e tão difícil como a prisão possibilitou-me, acima de tudo, um crescimento como ser humano”, reconhece.

O concurso foi aberto à participação de estudantes de cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia de todo o País que concluíram a graduação em 2017. A premiação e a entrega de certificados ocorrerão durante o VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (VIII ENECIN), que tem início na próxima quarta-feira (26), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Liliana ressalta que a conquista não é apenas dela, mas também de sua orientadora, do Curso de Biblioteconomia e da UFC.

A monografia vencedora está disponível no Repositório Institucional da UFC

Fonte: Ascom UFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital