Nasa produzirá primeiro mapa 3D das florestas do planeta Inovação

terça-feira, 20 novembro 2018
O engenheiro Bente Eegholm, do Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa, apresentando o espelho primário do telescópio receptor do Gedi. Foto: NASA Goddard/Desiree Stover/Divulgação).

Instrumento ficará na Estação Espacial Internacional e permitirá compreender atuação de matas tropicais e temperadas no ciclo de carbono

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, enviará em dezembro à Estação Espacial Internacional (ISS) um novo instrumento cuja tecnologia a laser permitirá a produção do primeiro mapa tridimensional de todas as florestas tropicais e temperadas do planeta. Um dos objetivos do mapa, que terá resolução sem precedentes, é preencher lacunas no conhecimento sobre o ciclo de carbono das florestas.

O instrumento, batizado de Investigação Dinâmica de Ecossistemas Globais (Gedi, na sigla em inglês) será lançado ao espaço pelo foguete Falcon 9, da empresa SpaceX. A previsão da Nasa é que a missão dure dois anos. Nesse período, o Gedi deverá produzir 15 bilhões de observações.

Depois de ser instalado na ISS – que gira em torno da Terra a 27,6 mil quilômetros por hora, numa altitude de 400 quilômetros –, o Gedi será capaz de medir com precisão a estrutura tridimensional das copas das árvores, dos galhos e dos arbustos de todas as florestas que estiverem sob sua trajetória.

Leia a matéria completa no site Direto da Ciência.

Fonte: Direto da Ciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital