Piauí terá uma unidade da Fiocruz Políticas de C&T

quinta-feira, 18 fevereiro 2016

O termo para construção já foi assinado e o projeto é uma parceira com a Universidade Federal do Piauí

 O estado do Piauí deu mais um passo para ter uma Unidade da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. Além de o projeto arquitetônico já estar pronto, no dia 2 de fevereiro foi assinado o termo de cessão de um terreno da União para a construção dessa unidade. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que já é parceira da Fiocruz em programas de pós-graduação, promoção de eventos científicos, cursos e capacitações e outras atividades como exposições de fotografias e de livros.

De acordo com o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, essa construção vai fortalecer a parceria firmada entre as instituições. “Acho importante a construção da sede da Fiocruz junto à UFPI, isso vai permitir maior intercâmbio, maior entrosamento entre os pesquisadores da Fiocruz e os pesquisadores da UFPI”, acrescentou.

A Fiocruz atua na promoção da saúde e no desenvolvimento social, geração e difusão do conhecimento. Para o coordenador da Fiocruz Piauí, Regis Gomes, com a unidade a fundação vai ampliar sua atuação no estado. “Temos o escritório regional em atividade desenvolvendo um mestrado em Medicina Tropical e futuramente um doutorado, que nós vamos instalar no estado além de algumas ações de pesquisa na área de saúde pública nos mais variados temas”, afirmou.

Para José Damasceno Fernandes, diretor de administração e infraestrutura da Fiocruz, a universidade foi determinante para a implantação da unidade no estado. “Sem a ajuda da universidade não estaríamos nesse momento concretizando a assinatura desses dois termos de cessão”, acrescentou.

A Unidade da Fundação ficará localizada na Avenida Presidente Kennedy, Bairro Zoobotânico, zona leste de Teresina. A área do terreno é de 13 hectares e a cessão será por 20 anos. A união cedeu também um prédio no Centro da capital para instalação provisória da Fiocruz.

A assinatura foi feita na Superintendência do Patrimônio da União no Piauí, com sede em Parnaíba. Assinaram o termo: Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; Diretor de Administração e Infraestrutura da Fiocruz, José Damasceno Fernandes; Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Ana Célia Coelho; Coordenador da Fiocruz Piauí, Regis Gomes; e Chefe de Gabinete da Direção da Fiocruz, Jorge Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital