Presidente da Fapeal será secretário executivo no Parlamento Brasileiro Geral

segunda-feira, 31 janeiro 2022

Professor Fábio Guedes foi eleito para atuar na Iniciativa para a Ciência e Tecnologia junto aos parlamentares

O professor Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi aclamado por entidades representativas nacionalmente para assumir a Secretaria Executiva da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro — ICTP.Br.

A ICTP.Br é uma associação da comunidade brasileira de ciência, tecnologia e inovação para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional e, também, em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

“Será um grande desafio coordenar os trabalhos e as ações, bem como conduzir as deliberações do Conselho Diretor da entidade. Esse é um fórum muito privilegiado, que tenho uma grande satisfação de retornar, agora na orgulhosa missão de Secretário Executivo”, comenta o gestor, que já vinha colaborando com a iniciativa.

O professor Fábio Guedes vai suceder o ex-ministro de CT&I Celso Pansera. Ele agradeceu o convite ao presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Renato Janine Ribeiro, e a sua vice, professora Fernanda Sobral.

De acordo com Fábio Guedes, a nova função o permitirá “trabalhar, ainda mais, pelo ecossistema de CT&I do estado de Alagoas e pelas políticas governamentais, por meio da Fapeal, quando estivermos juntos na luta pela CT&I brasileira”.

Economista e doutor em Administração Pública, Fábio Guedes Gomes é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atuando na graduação em Economia e nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT).

Fazem parte do Conselho Diretor da ICTP.Br:

ABC – Academia Brasileira de Ciências
ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior
CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio as Instituições Federais de Ensino Superior
CONSECTI – Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação
IBRA-CHICS – Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas & Sustentáveis
SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Fonte: Ascom da Fapeal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital