Reflexões sobre desigualdade de gênero Educação

segunda-feira, 17 maio 2021
Equality woman man concept

Observatório das Desigualdades, do CCSA/UFRN, publica Boletim Observa Desigualdades em versão digital

O Observatório das Desigualdades, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, publicou a primeira edição do Boletim Observa Desigualdades, em versão digital, disponível neste link. Neste primeiro volume, com 38 páginas, a publicação traz um balanço sobre as desigualdades de gênero, considerando que o mês de março também é marcado como mês das mulheres.

Um dos destaques é a avaliação Mulheres brasileiras e nordestinas: um breve retrato de desigualdades, que aponta dados sobre as desigualdades de gênero como o fato de que, em 2019, a taxa de participação masculina na força de trabalho era de 73,7% enquanto as mulheres representavam 54,5% – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além desses dados, o artigo reflete sobre as desigualdades de gênero no campo da educação e trabalho no Brasil, com dados também do Rio Grande do Norte e da região Nordeste brasileira.

Para a professora Mariana Mazzini, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), da UFRN, “a publicação é importante por registrar os eventos e discussões promovidos pelo Observatório e suas parcerias, além de abrir espaço para publicações de informações sobre as desigualdades e ações públicas para seu enfrentamento, ajudando a população, em geral, a entender melhor o tema e ampliar o debate”.

O Observa Desigualdades é organizado em três grandes seções com colaboração da equipe equipe do Observatório e convidados: Palavra Solta: desigualdades em debate, com reflexões sobre temas discutidos nos cursos e eventos do Observatório: Monitorando as Desigualdades, com um panorama dos indicadores sociais sobre desigualdades, olhando para o Brasil, Nordeste e, sempre que possível, para o RN; Farol, que traz informações sobre o que aconteceu e o que vai acontecer no Observatório, datas importantes e dicas culturais.

O Boletim é uma produção do Observatório das Desigualdades em parceria com o Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), do CCSA/UFRN, a Secretaria de Educação à Distância (Sedis), da UFRN, IBGE/RN, e Fundação João Pinheiro (FJP), de Minas Gerais. A publicação ainda tem apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Editora Universitária da UFRN, Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP/UFRN) e Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Conheça mais sobre o Observatório das Desigualdades no site ou instagram.

Fonte: Ascom da UFRN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital