Representantes da UFAL  vão a Brasília para pleitear emendas Políticas de C&T

sexta-feira, 26 outubro 2018
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Na pauta de reunião com parlamentares alagoanos, solicitação de verbas  para os laboratórios e equipamentos da universidade e para o Hospital Universitário

Na última semana, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valéria Correia, e a superintendente do Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPPA), Regina dos Santos, se reuniram com parlamentares da bancada alagoana, em Brasília. Na pauta estava a solicitação de emendas parlamentares como cooptação de recursos para a Universidade e para o Hospital Universitário.

Foram entregues aos parlamentares portfólios com as demandas da UFAL e do HUPPA. Para os campi, A.C Simões, Do Sertão e Arapiraca, foram solicitados recursos para equipar laboratórios.

“Temos 268 laboratórios, muitos dos quais precisamos equipar ou renovar seus equipamentos. São mais de 400 grupos de pesquisas que desenvolvem trabalhos fundamentais para o desenvolvimento e resolução de problemas comuns a sociedade alagoana. Mas que também dão importantes contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo”, enfatizou a reitora.

Além disso, também foram feitas solicitações para equipamentos culturais da Universidade: recuperação de prédios históricos como o Museu de História Natural (MHN) e construção de um complexo cultural para a Universidade.

No caso do HU, que hoje realiza mais de 4 mil procedimentos por mês e cerca de 16 mil consultas, parte das emendas seria destinada para custeio e a seria investida em áreas como oncologia, UTI pediátrica, e em alta complexidade como cirurgia bariátrica e transplante de córnea. “O hospital depende de emendas, tivemos poucos recursos de capital esse ano. Se continuarmos nessa linha, podemos ter problemas que podem comprometer o funcionamento”, afirmou Regina dos Santos.

Segundo a reitora e a superintendente, o ano foi difícil e a limitação de recursos atingiu a instituição.

Próximas reuniões ocorrerão ainda para discutir sobre o assunto. Para Valéria Correia o apoio dos parlamentares é fundamental para a Universidade. O prazo para indicação de emendas acaba no dia 1º de novembro.

Fonte: Ascom da UFAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital