Simpósio Capibaribe no Espaço Ciência Meio Ambiente

quinta-feira, 22 novembro 2018
Simpósio ocorre no Espaço Ciência. (Foto Nossa Ciência)

Evento em Recife reúne trabalhos científicos e apresentações culturais em defesa do Rio

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, abriga, a partir dessa quinta-feira (22) até sábado (24), a primeira edição do “Simpósio Capibaribe: uma visão multidisciplinar”. Além de mesas temáticas e apresentações culturais, haverá apresentação oral de trabalhos e sessões de pôster. Como ponto culminante do evento, uma “canoata” percorre o rio, com saída do Marco Zero, às 9h do sábado. A data escolhida tem relação com a celebração do Dia do Rio Capibaribe, criado a partir da Lei Estadual n.14.011/2010.

O evento é organizado em parceria pelo Espaço Ciência, Instituto Mapas, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional/PE (SBPC).

Defesa do rio

No sábado (24), haverá uma “canoata” no Rio. (Foto: Simpósio Capibaribe)

Trata-se de um espaço para reunir trabalhos científicos; debater a situação do Capibaribe e convidar os interessados, comunidade científica e sociedade civil, a somar esforços em defesa do rio. É também uma forma de celebrar o Dia do Rio Capibaribe, instituído por lei estadual de 2010 em 24 de novembro. Nesta data, mais de 30 barcos, além do barco-escola da Prefeitura do Recife, saem do Marco Zero em percurso pelo Rio Capibaribe.

Em cada um dos barcos, serão realizadas atividades de conscientização para preservação ambiental; e coleta de águas para análise qualitativa. A concentração será às 9h e, realizado o percurso, a canoata retorna ao ponto de partida: o Marco Zero.

Simpósio

Na quinta e sexta, os debates dividem-se em três mesas temáticas. No primeiro dia de simpósio, o tema “O Manguezal, a Bacia hidrográfica e o Estuário Capibaribe” será discutido em mesa-redonda conduzida por Maria do Carmo Soares (UFRPE). Participam da mesa Carlos Augusto Schettini (UFPE), Clemente Coelho Júnior (UPE), Ricardo Braga (UFPE/Presidente da Associação Águas do Nordeste) e Augusto Guimarães (presidente da Colônia de Pesca Z-1).

No dia 23, serão duas mesas temáticas: uma pela manhã e outra pela tarde. Pela manhã, o debate sobre os “Direitos da Natureza e os direitos do Rio Capibaribe” serão conduzidos por Helenilda Cavalcanti (Fundaj), com participação de Vanessa Hasson (Unicap/Mapas), Fernando Porto (UFRPE), Luciana Camargo (consultora) e Alexandre Sávio Pereira (COBH Capibaribe).

À tarde, a mesa temática “Revitalização da Bacia do Rio Capibaribe” terá como moderador Marcelo Asfora (Dipes/Fundaj). Participam do debate Aldo Santos (Compesa), Anísio Coelho (Fiepe/PE), Eduardo Elvino (CPRH) e Clênio Torres (Apac).

O evento será ainda um espaço privilegiado para troca de experiências e apresentação de trabalhos científicos, tanto na forma oral quanto em sessões de pôsteres. São mais de 30 trabalhos de estudantes, professores e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento relacionadas com o Sistema Estuarino do Rio Capibaribe.

Completam a programação as apresentações culturais. Haverá sarau de poesias; exibição do documentário “Capibaribe: do nascente à foz” e da mostra fotográfica “Capibaribes”, do advogado Canário Caliaris; e exposição “Capibaribe em postais”.

Mais informações no site oficial do evento

Fonte: Espaço Ciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital