Textos e entrevistas da Coluna do Jucá viram livro Geral

quarta-feira, 13 maio 2020

Thiago Jucá lançou coletânea com os textos publicados no portal Nossa Ciência

Durante mais de dois anos, o biólogo Thiago Jucá escreveu a Coluna do Jucá publicada semanalmente, sempre às quintas-feiras, no portal Nossa Ciência. Por motivos pessoais a publicação da coluna foi interrompida, mas o bom trabalho e a boa relação construída ao longo desses anos acabou gerando frutos.

Thiago Jucá reuniu os textos e entrevistas publicados em sua coluna no NC, entre 2017 e 2019, e lançou um livro de coletâneas intitulado “Afinal, por que a ciência é uma janela aberta de leitura do mundo?”, pela Editora Fi.

“Durante o tempo em que estive como colunista do Portal Nossa Ciência, eu produzi textos e entrevistas vivenciando dois momentos distintos. O primeiro deles se estendeu desde o primeiro texto enquanto colunista, em 2017, até o último texto do ano de 2018. Durante este período, à medida que eu escrevia, ia aprendendo, conhecendo e amadurecendo muitas das minhas concepções acerca da divulgação e popularização científica”, conta Thiago.

De acordo com o autor, a partir de 2019, ele iniciou uma fase de muito mais clareza, maturidade e percepções quanto à escrita dos textos e entrevistas. “Por isso, eu decidi separá-los em três capítulos, a saber: o capítulo I envolve os textos produzidos de 2017 a 2018, incluindo alguns textos avulsos anteriores ao início da Coluna e que remetem até o ano de 2016; o capítulo II diz respeito aos textos produzidos durante o ano de 2019; já o capítulo III contempla diversas entrevistas que realizei para a Coluna nos anos de 2018 e 2019”, explica.

Gratidão

O livro pode ser baixado gratuitamente na versão em PDF no site da editora, repassado, divulgado, impresso, na modalidade creative commons, isto é, sem fins comerciais. Diante da nova experiência, Thiago Jucá reconhece a importância do aprendizado que o Nossa Ciência o proporcionou. “Mais uma vez muita gratidão a vocês (editoras do portal NC) pela oportunidade e pelo ótimo e pioneiro trabalho junto ao portal. Sei também das dificuldades de tocar um projeto tão louvável”, revela.

Leia e releia a Coluna do Jucá

Acesse o livro aqui.

Edna Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital