Reunião de acompanhamento do programa Água Doce

Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte do encontro, que tem como tema Gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce: os desafios da operação, manutenção e monitoramento de sistemas coletivos de abastecimento

Começou hoje (18), em João Pessoa, a III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD), que tem como tema Tema: Gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce: os desafios da operação, manutenção e monitoramento de sistemas coletivos de abastecimento. A equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que trabalha no núcleo estadual do PAD, participa do encontro, que segue até a próxima sexta (20) e está acontecendo no auditório do Hotel Caiçara, em Tambaú.

O evento é uma realização do Ministério do Meio Ambiente e tem por objetivo o acompanhamento da execução dos convênios com os Estados envolvidos e o aprofundamento das discussões técnicas com vistas à implantação dos Sistemas de Dessalinização.

Entre os temas previstos para discussão estão: Cenários climáticos no Semiárido Brasileiro, Situação dos mananciais superficiais e dos reservatórios do Semiárido, Água Subterrânea no Nordeste Brasileiro. Também acontecerá um painel sobre “Os desafios da gestão dos sistemas coletivos de abastecimento de água”.

Sobre o convênio firmado entre o MMA e a Semarh, a Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, ressalta que serão beneficiadas com água de qualidade mais de 60 mil pessoas, de 153 comunidades rurais. “O valor total do convênio é de R$ 19,9 milhões que serão investidos em duas partes. Nesta primeira fase estamos investindo R$ 11 milhões na implantação, recuperação e gestão de 68 dessalinizadores em 31 municípios” disse Mairton.

Participarão do encontro: Representantes do Governo Federal, Secretários de Estado e técnicos do dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, órgãos federais, municipais, empresas contratadas e representantes de comunidades beneficiadas pelo Programa.

Os equipamentos atendem aos municípios, de acordo com o critério adotado pelo MMA que é o Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA). Este índice leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).

PROGRAMA ÁGUA DOCE

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

O objetivo do Programa é o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.