Em referência ao Dia Internacional da Mulher, serão promovidas nesta quinta (8), diversas atividades abordando questões de gênero nas instituições de ensino. Estão programadas palestras, oficinas, exposições e debate, unindo iniciativas de coletivos, estudantes, professores e das próprias universidades.
Diálogos e defesa
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), a equipe da revista Dizer, projeto de extensão da Faculdade de Direito, promoverá mesa-redonda seguida de debate com o tema “Conscientização, proteção e assistência: diálogos sobre a cooperação do Judiciário para defesa dos direitos da mulher”. O evento, aberto ao público, ocorre às 19h do dia 8, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra. Às 11h30, no anfiteatro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, será realizada uma de oficina de defesa pessoal (turma 1). As atividades prosseguem à tarde, a partir das 13h30min, com outra oficina de defesa pessoal (turma 2).
UFBA
A Editora da Universidade Federal da Bahia fomenta as produções acadêmicas realizadas por pesquisadores acadêmicos que tratam de questões de gênero e sua influência social e política. A Edufba preparou uma seleção de livros na área e oferece desconto de 30% até o dia 08.
Mês da mulher no IFPE e UFCG
Já no IFPE, durante todo o mês de março, haverá uma programação especial. A cada semana, um tema diferente será abordado com o objetivo de mobilizar as pessoas para questões como desigualdade de oportunidades, luta por direitos, violência e representação das mulheres na sociedade. Nesta quinta, a partir das 14h haverá uma mesa de abertura com o tema “Volta às aulas sem machismo”. No dia 14, duas palestras abordam, no auditório do Campus Recife, o tema “Violências contra as mulheres”. Às 9h, a Juíza Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Cristina Mota, falará sobre Feminicídio. Já às 14h, Amanda Clark, do Centro de Referência Clarice Lispector, discutirá a Lei Maria da Penha.
Em 22 de março, às 14h será promovido o debate “Lugar de mulher é onde ela quiser”, Fechando o mês, no dia 28 de março, a programação destacará a “Sororidade e as Mulheres nas Artes”, das 14h às 16h, no miniauditório do Campus Recife.
Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg) realizará as “Quintas Feministas” durante todo o mês. Até o dia 15 de março, será possível participar de atividades como mesas-redondas, debates, apresentações culturais e exibições de filmes. No dia 8, haverá, ainda, a IX Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, em direção ao município paraibano de São Sebastião de Lagoa de Roça, distante 15 km de Campina Grande.
Saúde da mulher negra na Ufal
A coordenação do mestrado profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina (MPES/Famed) organiza uma roda de conversa intitulada Saúde da Mulher Negra e interdisciplinaridades. O evento será na quinta-feira (8), às 8h, no auditório da Famed.
De acordo com os organizadores que fazem parte das disciplinas da graduação Saúde da população negra e Práticas na saúde, serão abordados temas como o racismo institucional e a discriminação que ainda existe em relação à mulher negra nos espaços de trabalho e os reflexos dessas condutas na saúde da mulher.
Elas na Tecnologia
O projeto de extensão “Mulheres na TI” vai promover uma Roda de Conversa no dia 8 de março, às 13h, no prédio principal do Instituto Metrópole Digital/UFRN, coordenada pela professora Mônica Magalhães Pereira (DIMAp). Em seguida serão realizados mais dois eventos no dia 9 de março, a partir das 14h, na sala A402 do CIVT: a palestra “Level UP – Desvendando o Universo Game”; e a oficina “Game Designer – Construindo Mundos”. Todas as mulheres do Instituto Metrópole Digital e interessadas no tema estão convidadas a participar dos três eventos. Para os eventos do dia 9 há um limite de 40 pessoas a ser preenchido por ordem de chegada.









Entre na discussão