Foto: Ascom UFC

Aplicativo gera eficiência hospitalar e melhora atendimento

Pesquisa coordenada pelo professor Hermano Rocha (foto), do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, intitulado “Bed management team with Kanban web-based application” (Equipe de gerenciamento de leitos com aplicativo baseado em rede Kanban) desenvolveu melhorias de processo hospitalar com o uso do aplicativo Kanban, que permite que ações necessárias para o melhor fluxo e atendimento do paciente internado sejam realizadas em tempo real.

O acompanhamento possibilita que não haja atraso nas ações de que o paciente precisa, garantindo relevante ganho na eficiência hospitalar. Assim, conseguem-se diversos resultados, dentre eles, a redução do tempo médio de permanência hospitalar e a economia de recursos financeiros.

Modelos

O estudo, realizado em um hospital particular de Fortaleza, teve um tipo de abordagem conhecido como modelos regressivos lineares aplicados a séries temporais, uma nova técnica de análise que permite a comparação adequada em estudos de tipo antes e depois. A abordagem é adotada em pesquisas ainda em poucos centros do mundo.

Além da UFC, a equipe é formada por pesquisadores do Centro Universitário Unichristus. O estudo gerou um artigo no International Journal for Quality in Health Care, periódico da The International Society for Quality in Health Care (ISQUA) editado pela Oxford Academic. A publicação tem fator de impacto maior que 2 e é considerada um dos principais veículos internacionais da área.

O artigo está disponível em inglês para assinantes no site da ISQUA.