O novo curso terá três áreas de concentração oferecidas aos alunos. São elas, Ciência de Dados, Computação Ubíqua e Sistemas de Informação. Ao todo, o curso oferecerá oito linhas de pesquisa: três em Ciência de Dados (Aprendizagem de Máquina, Aprendizagem e Visualização de Dados, e Big Data e Banco de Dados); três em Computação Ubíqua (Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Embarcados); e duas linhas de pesquisa em Sistemas de Informação (Engenharia de Software e Gestão em Tecnologia da Informação).
Na submissão, houve a contribuição de diversos docentes do centro, na definição de cada área de concentração, na elaboração de ementas de disciplinas e no projeto como um todo. Também houve a manifestação de apoio de diversas empresas e organizações, como Assespro PE/PB, Cesar, In Forma, In Loco, Instituto Senai de Inovação para TICs, Motorola Mobility, Porto Digital, SiDi e Softex.
O doutorado profissional é regulado pela Portaria Capes nº 60 de 2019, que traz os objetivos das pós-graduações stricto sensu profissionais, que são focados em capacitar profissionais para práticas inovadoras na resolução de problemas de trabalho e mercado, atuando no desenvolvimento econômico nacional e local. Segundo a portaria, os cursos profissionais visam “formar doutor com perfil caracterizado pela autonomia, pela capacidade de geração e transferência de tecnologias e conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação”.









Leave a Reply